SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Pessoas com deficiência visual são contempladas com calendário em braile

Antenada com a acessibilidade, a Caixa Econômica Federal entregou nesta sexta-feira, dia 08, calendários em braile à Associação dos Cegos do Piauí. Com a pequena solenidade, um grande número de deficientes visuais foi contemplado, especialmente os estudantes, que já somam mais de 200 pessoas na Associação.

Além dos extratos em braile, folhetos e cartazes informativos, elevadores adaptados e caixa atendimento em áudio, os calendários chegaram para incrementar o número de alternativas.

“Esta é uma estratégia que visa dotar todas as nossas agências de acessibilidade. É mais uma alternativa que preenche este sistema que já é bem atualizado”, esclarece o Superintendente Regional da Caixa, Emanoel do Bonfim Veloso.

Atualmente o número de associações já é grande, e a quantidade de deficientes já chega a 1.180. De acordo com Janilton Marques, presidente da Associação dos Cegos, nem todos ainda dominam o braile, mas a iniciativa da Caixa já é bem aceita por uma parcela maior do público, incluindo os alunos da instituição.

“Para nós, é de grande importância, visto que nos dá maiores possibilidades de acesso. Ainda temos inúmeras limitações, porém com o advento das novas tecnologias e vantagens, nossa independência tem aumentado. A partir daí ficamos mais livres para exercermos nossas tarefas”, comenta Janilton.

A deficiente visual e assistente social Solange de Carvalho, que ouvia atenta todos os esclarecimentos da palestra, também considera a iniciativa louvável.

“É fundamental para a gente, pois também nos mantém informados. O deficiente hoje ainda é muito limitado, a gente sempre depende de alguém. Por isso, quanto maiores os benefícios, melhor”, conclui a assistente social.

 

Fonte: meionorte.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove + 5 =