SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Prefeito de João Pessoa, cria programa de inclusão para pessoas com deficiência

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, nesta sexta-feira (11), a criação do Programa de Inclusão e Cidadania para as Pessoas com Deficiência, reafirmando o compromisso de fazer do apoio e da dedicação aos deficientes e seus familiares uma das prioridades da nova gestão. A coordenação do programa será do vice-prefeito Nonato Bandeira.

Segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Pessoa tem cerca de 90 mil deficientes. É, proporcionalmente ao seu número de habitantes, a terceira capital do país com maior número de pessoas com algum tipo de deficiência. “São dados bastante significativos. O poder público tem a obrigação de ajudar essas pessoas não apenas com políticas assistencialistas, mas com a promoção, em nosso município, de sua inclusão social e cidadania plena”, disse o prefeito.

 

A escolha do vice-prefeito para coordenar o programa, segundo Cartaxo, deve-se primeiro à sensibilidade demonstrada por Nonato à causa das pessoas com deficiência, durante a campanha. Na ocasião foram debatidadas e apresentadas diversas propostas e firmados alguns compromissos com entidades e órgãos que trabalham diretamente nessa área. “Minha história como parlamentar sempre foi ligada à luta das entidades e das famílias de deficientes, no intuito de melhorar a qualidade de vida desses cidadãos”, acrescentou o prefeito.

 

Hoje, segundo Cartaxo, há cerca de 1,2 mil pessoas com deficiência fora da escola em João Pessoa. “Isso é inadmissível. Vamos reverter esse quadro, que já foi muito pior no passado”, garantiu.

Missão – O vice-prefeito Nonato Bandeira agradeceu pela lembrança de seu nome e disse que se sentia honrado em coordenador um programa de tamanho alcance social. “Luciano mostra o seu compromisso com a cidadania plena em nossa cidade, começando por uma das áreas mais ignoradas pelo poder público no momento de decidir suas prioridades de gestão”, disse.

Outro ponto importante destacado por Bandeira é que, além das funções representativas inerentes ao cargo, ele agora terá uma missão especial. “Estou muito feliz por ter sido escolhido para esse trabalho. Quem tem alguém da família nessas condições sabe das dificuldades enfrentadas no dia a dia, que aumenta mais ainda quando as famílias não têm condições financeiras para custear o tratamento e dar a atenção necessárias” , analisou.

 

Segundo o vice-prefeito – e, agora, também coordenador do Programa de Inclusão e Cidadania para as Pessoas com Deficiência –, a missão dada por Luciano Cartaxo é a de trabalhar em parceria com as entidades, órgãos públicos e iniciativa privada. De acordo com ele, o programa deverá ser lançado oficialmente depois do Carnaval. “Além do apoio e da assistência aos deficientes, promoveremos a acessibilidade, a inclusão por meio de espaços de cultura, esportes e informática, além de buscar meios que de acesso ao mercado de trabalho sem condições discriminatórias, mas com cidadania”, finalizou Bandeira.
Fonte: Paraiba.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 2 =