SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Foi encerrada a conferência sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência, na UFAM, Universidade Federal do Amazonas

A Conferência “Inclusão da Pessoa com Deficiência na UFAM: Onde estamos e Aonde Precisamos Chegar”, promovida pela Comissão de Inclusão e Acessibilidade da Universidade, teve a participação de representantes de instituições ligadas aos direitos da pessoa com deficiência, da Secretaria Estadual e        Municipal de Educação (SEDUC e SEMED), de professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de professores da UFAM e do Instituto de Ciências de Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

 

Durante quatro dias de evento, discutiu-se acerca do atendimento às pessoas com deficiência nas universidades brasileiras, as dificuldades e as possibilidades para o acesso e para a permanência de pessoas com deficiência no Ensino Superior do Amazonas, o uso da Libras como disciplina no Ensino Superior, dentre outros temas.

Todas as exposições tiveram tradução simultânea e foram transmitidas através de uma rádioweb, que pôde ser acessada pelo endereço eletrônico www.lersemver.com e teve o apoio da Associação dos Surdos de Manaus (ASMAN), da Associação dos Deficientes Visuais (ADVAM) e da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA).

A coordenadora da Comissão de Inclusão e Acessibilidade da UFAM e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), professora Nídia Regina de Sá, avaliou como positiva a participação maciça da comunidade externa e interna da Instituição, e agradeceu à equipe responsável do evento, pois sem a organização, a disciplina e o comprometimento a Conferência não teria obtido êxito. “A UFAM precisa se mobilizar para oferecer mais efetivamente a acessibilidade às pessoas com deficiência, oferecer cada vez mais um ir e vir com segurança, autonomia e tecnologias assistivas para todos os tipos de deficiência. A acessibilidade é responsabilidade de todos e é com muito prazer que informo que em breve haverá um concurso para intérpretes de Libras na UFAM”, complementou a professora.

 

O Pró-reitor de Extensão e Interiorização, professor Luiz Frederico Arruda, representou a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, e frisou a importância da Universidade implementar políticas públicas de acessibilidade às pessoas com deficiência. “A UFAM tem um papel social, pois forma recursos humanos que contribuirão para o desenvolvimento do Amazonas e fomenta, principalmente, a cidadania no âmbito universitário, uma vez que os estudantes, por meio do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, são estimulados a respeitarem as diversidades e propagarem os direitos sociais”.

 

A professora Marta Morgado encerrou o evento apresentando a conferência internacional “Ensino Superior e Pós-Graduação Stricto Sensu para Surdos em Portugal”.

Fonte: UFAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × um =