SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Prefeito lança transporte especial para pessoas com deficiência

O prefeito Luciano Ducci e o secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz, entregaram nesta quinta-feira (20) nove microônibus adaptados para o projeto Acesso Transporte Especial. O serviço vai atender, gratuitamente, de porta a porta, as pessoas com dificuldade de locomoção por meio do transporte convencional.

acessibilidade-para-pessoas-com-deficiencia
acessibilidade-para-pessoas-com-deficiencia

Cada uma das nove regionais contará com um microônibus adaptado com elevador especial para cadeirantes com capacidade para 17 lugares. “O serviço é uma inovação no sistema de transporte público e está sendo ofertado sem ônus para a prefeitura, pois faz parte do compromisso firmado no processo licitatório do transporte coletivo da cidade”, disse o prefeito.

Ele acrescentou que o programa  é um benefício mais que merecido por um segmento da população e vai possibilitar a locomoção das pessoas com deficiência até um hospital ou a qualquer outro tipo de serviço médico. Na oportunidade o prefeito Luciano Ducci aproveitou para anunciar a inauguração, também nesta quinta-feira, do Centro Esportivo de Paradesportos no bairro Xaxim.

O secretário Irajá de Brito Vaz agradeceu ao prefeito por tornar possível o projeto que só aconteceu “graças à sensibilidade desta gestão à causa do deficiente”. Na opinião do presidente do Centro de Vida Independente, Alberto Nogueira – que testou e aprovou o serviço – “Curitiba com o projeto Acesso se destaca no rol das cidades que se preocupam com a inclusão do deficiente”.

Os ônibus farão o transporte de ida e volta da casa da pessoa com deficiência até os serviços de saúde, como hospitais, clínicas de reabilitação e laboratórios, com acompanhamento de um atendente capacitado. A previsão inicial é atender 60 pessoas por dia. O atendimento deverá ser ampliado gradativamente, de acordo com a demanda.

Cadastro – Para serem atendidos, os beneficiários precisam se cadastrar no projeto em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde será avaliada a condição socioeconômica de cada um. Depois receberão uma carteirinha de usuário que será fornecida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência que será obrigatória para a utilização do serviço.

Além da carteirinha, o usuário deverá estar acompanhado por um maior de idade. Os microônibus também poderão ser usados para atendimento socioassistencial ou serviço oferecido por Centro Municipal de Atendimento Especializado, desde que não continuado. O projeto Acesso será administrado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Saiba mais

Quem poderá usar
– pessoas sem autonomia relacionada às questões motora, emocional ou intelectual para utilizar os demais meios de transporte coletivo existentes, mesmo que receba auxílio de um adulto.
– o usuário deverá ter renda familiar que não ultrapasse meio salário mínimo por pessoa.
Funcionamento:
– os ônibus vão circular de segunda a sexta-feira (excetos feriados), das 7h às 19h.

Destinos
– O Acesso conduzirá as pessoas com deficiência de suas casas até serviços de saúde – consultas, exames, habilitação, reabilitação.
– Fará atendimentos socioassistenciais não continuados.
– Atenderá serviços oferecidos pelos Centros Municipais de Atendimento Especializados não continuados.

Para se cadastrar
– Dirigir-se aos CRAS da região onde mora, onde será feita uma avaliação das condições de vida dos beneficiários e outra médica.
– Depois, deve comparecer na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência com as avaliações feitas nos CRAS e documentos de identificação. O beneficiário receberá sua carteirinha de usuário. A carteirinha deverá ser apresentada aos motoristas dos ônibus.

Agendamento
– o primeiro agendamento poderá ser feito no momento da emissão da carteirinha.
– para agendar é preciso ligar para a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pelo telefone 3262-1314. O atendente anotará os dados do usuário e fará o agendamento para buscar a pessoa em casa no dia e horário solicitados.
– o agendamento também poderá ser feito pela internet: [email protected].

fonte: Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 + doze =