SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

SUS e SUAS firmam parceria para qualificar serviços às pessoas com deficiência

Os sistemas Único da Assistência Social (Suas) e de Saúde (SUS) firmaram parceria para a prestação de serviços de forma conjunta a jovens e adultos com deficiência. Os gestores locais de assistência social e saúde vão planejar as ações de atenção específicas aos usuários das residências inclusivas de cada município. A parceria foi formalizada por meio da portaria interministerial nº 3, publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (24).

O serviço de acolhimento, que será prestado nas residências inclusivas, contará com apoio da Estratégia Saúde da Família, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), e da atenção domiciliar. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do território em que houver a residência inclusiva será a referência para prestar os serviços de saúde aos seus usuários.

O objetivo é oferecer proteção integral, promover a inclusão na vida comunitária e contribuir para superação de barreiras e para a construção progressiva da autonomia nas atividades da vida diária.

As residências inclusivas serão adaptadas, com estrutura física adequada e localizadas em áreas residenciais na comunidade. As primeiras casas destinadas ao acolhimento de jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, serão inauguradas em novembro. A ação faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite.

Saiba mais em www.mds.gov.br

 

Fonte:PantanalNews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − quatro =