SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

RS firma parceria para ampliar direitos de pessoas com deficiência

O governo do Rio Grande do Sul firmou um acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI) nesta sexta-feira (22), com o objetivo de ampliar os direitos das pessoas com deficiência no estado. A reunião ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Segundo o governo estadual, a União disponibilizará, inicialmente, R$ 1 milhão.
saiba mais

Com o nome de Viver Sem Limites, o projeto integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do governo federal. A parceria foi fechada com a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do (Fapergs) e Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPASHs no estado (Faders).
O programa pretende beneficiar todas as pessoas com qualquer tipo de deficiência: auditiva, visual, locomoção. Depois da reunião com o governador Tarso Genro, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI explicou como o projeto será iniciado. “Primeiro vamos fazer um trabalho de mapeamento de bolsões de miséria e da demanda de tecnologia para os deficientes aqui no estado. A partir daí, vamos buscar os financiamentos que existem no governo federal e estabelecer um diálogo com o setor industrial para que se produza aqui essa tecnologia”.
A presidente Dilma Rousseff lançou no dia 17 de novembro de 2011 o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O investimento total deverá ser de R$ 7,6 bilhões até 2014. O dinheiro será destinado às áreas de educação, saúde, inclusão social, acesso e mobilidade.Rio+20.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + 14 =