SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Pacote vai beneficiar pessoas com deficiência

A presidente Dilma Rousseff anuncia  hoje um pacote de investimentos de R$ 7,6 bilhões até 2014 com ações voltadas para pessoas com deficiência, com quatro eixos norteadores: educação, saúde, inclusão e acessibilidade. Segundo o Censo 2010, cerca de 24% da população brasileira possui pelo menos uma deficiência.

Entre as ações previstas estão a reserva de 5% das vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para pessoas com deficiência, a adequação arquitetônica de 42 mil escolas públicas e garantir veículos adaptados para 60 mil estudantes.

O governo pretende montar 45 centros de referência em reabilitação e, em parceria com institutos federais, abrir outros 5 para treinadores de cão-guia, um por cada região do País. O primeiro deverá funcionar em Balneário Camboriú (SC). Para cegos, também serão contratados professores e intérpretes de Libras.

Deverá ser anunciada ainda a implantação de 17 mil novas salas de recursos multifuncionais, que funcionam como espaços que oferecem material didático e equipamentos específicos para esse público.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 2 =