SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Centro de Reabilitação realiza mais de 90 mil procedimentos

Ao todo foram 500 mil procedimentos em toda a Rede Estadual de Reabilitação

saudê-pessoas-com-deficiência

O Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac) finalizou 2015 com 96 mil serviços multiprofissionais de reabilitação a pacientes que procuraram os serviços de fisioterapia ortopédica, fisioterapia neurológica, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.

Ao todo foram 500 mil procedimentos em toda a Rede Estadual de Reabilitação, atualmente composta por 128 Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR) e seis Centros Especializados em Reabilitação (CER).

Também foram concedidas 2.062 próteses auditivas, 134 próteses mamarias, 274 órteses e 180 próteses ortopédicas. “Atendemos durante o ano de 2015 uma demanda reprimida muito grande, porém, o tempo de espera não foi relativamente grande. Para reduzir a fila realizamos três mutirões auditivos e ortopédicos, com os quais conseguimos atender centenas de pessoas. Na parte ortopédica foram concedidas próteses transfemurais, transtibiais e de desarticulação de joelho”, explica a diretora do Centro de Reabilitação, Flávia Tortorelli.

De acordo com a diretora ainda foram atendidos pacientes nas concessões de 317 meios auxiliares de locomoção (muletas e andadores), 190 cadeiras de rodas e de banho e 119 coletes. No serviço de oficina ortopédica também foram cedidas 160 palmilhas e 26 calçados.

Flávia destaca a retomada do serviço de acompanhamento às crianças com deformidades congênitas, também conhecidas como “Pé Torto”, que estava parado há dois anos.

“Foi um ano de muitos desafios para todos os servidores do Centro de Reabilitação, mas também de muitas conquistas. Além dos atendimentos que já eram realizados, conseguimos reativar o atendimento das cirurgias do pé torto e entregar as primeiras cadeiras motorizadas, que foi uma ação pioneira tanto para o Cridac quanto para o Governo do Estado”.

As cadeiras de rodas motorizadas foram entregues e adaptadas à patologia de cada paciente. E para facilitar a adaptação, pacientes e familiares receberam orientações sobre o uso e manutenção do equipamento. Por meio de um controle – chamado “joystick” – a cadeira motorizada possibilita fáceis deslocamentos, proporcionando mais conforto e mobilidade para pessoas com deficiência física severa. “Nosso objetivo é dar mais qualidade de vida aos nossos pacientes”, afirma a diretora.

Para Gildo Ezidio dos Santos, de 32 anos, ganhar a prótese fez com que sua autoestima voltasse e marcou um novo momento da vida. Ele perdeu a perna esquerda depois de um acidente de moto e viu sua vida virar de cabeça para baixo. “Foi uma fase muito difícil em minha vida. Sofrer a perda de um membro desencadeia medo e insegurança quanto ao seu futuro. O aspecto estético e funcional com uma prótese é muito importante, e melhora muito a imagem corporal e a autoestima”, destaca.

O Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa está habilitado junto ao Ministério da Saúde como CER III, com três pontos de atenção à pessoa com deficiência – física, auditiva e intelectual.

O objetivo da unidade é garantir atendimento das necessidades básicas e específicas de saúde da pessoa com deficiência ou incapacidades temporárias, por meio da promoção, prevenção e reabilitação. Ao ser referenciado para o Centro de Reabilitação, o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar para avaliação e acompanhamento.

Na saúde auditiva, o Cridac possui o Centro de Referência Estadual de Atendimento ao Deficiente Auditivo (Creada) que realiza procedimentos de média e alta complexidade além de dispensação de prótese auditiva. Já a concessão em órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM), são realizadas pelo serviço da Oficina Ortopédica, a única oficina pública existente em Mato Grosso.

Fonte: www.midianews.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − sete =