SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Robô ajuda crianças com autismo e síndrome de Down

Mais uma novidade da CES: a empresa francesa Leka apresenta nesta edição da feira um robô que ajuda crianças que apresentam problemas no desenvolvimento, como síndrome de Down, autismo e deficiências múltiplas.

O robô interativo usa a gameficação para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades motoras e intelectuais. Entre os jogos, há opções de esconde-esconde e um bingo colorido em versões individuais ou de múltiplos jogadores.

tecnologia-assistiva

“Leka é previsível e estável em suas interações, o que é muito importante para a sensação de segurança e serenidade da criança. Ela atende às necessidades específicas das crianças e centra-se na estimulação multi-sensorial. Suas cores, sons e vibrações ajudam a melhorar o processamento sensorial e reduzem a ansiedade”, explica Ladisla de Toldi, fundador da companhia. Para o executivo, o robô pode ser uma especie de “cão guia” para crianças autistas.

Por enquanto, a Leka é apenas um protótipo, mas uma campanha de financiamento coletivo no site francês sowefund quer ajudar a produzí-la em massa. De acordo com Toldi, o plano é incluir uma tela que permita que o robô exiba emoções e sons.

tecnologia-tratamento-crianças-com-deficiencia-intelectual

Fonte: Olhar Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 4 =