SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Senado abre 9ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência nesta quarta-feira

pessoas-com-deficienciaComeça nesta quarta-feira (25), a 9ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A programação inclui palestras, cursos e exposições que marcam o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado mundialmente no dia 3 de dezembro.

O tema deste ano é “Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão: Do Papel à Realidade”. O objetivo é divulgar e debater a legislação sancionada em julho.

Programação

A abertura do evento será dia 25 de novembro, às 10h, com a presença dos senadores Romário (PSB-RJ) e Paulo Paim (PT-RS), da deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) e do embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis. Também haverá o musical “Sinfonia Diferente”, primeiro estrelado por crianças autistas, e o show do guitarrista que toca com os pés, Johnatha Bastos, acompanhado pelo coral do Senado.

Os interessados em aprender a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), terão a oportunidade de participar de oficina nos dias 26 e 27 de novembro. As inscrições podem ser feitas pela internet (acesse aqui). As vagas são limitadas.

A exposição “Um Autista Artista”, de Vinícius Ferreira, integra a série de eventos. Os quadros ficam expostos de 23 de novembro a 4 de dezembro, no Senado Galeria.

No dia 2 de dezembro, os escritores Loni Manica e Geraldo Caliman lançam o livro “Os Limites e as Possibilidades da Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Profissional”, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

A semana será encerrada com a palestra “Lei Brasileira da Inclusão: do papel à realidade”, com a participação de especialistas, sob a coordenação da CE, no dia 3 de dezembro, no auditório do Interlegis.

Versão em braile

O Senado lançou uma versão em braile do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que entrou em vigor em julho e assegura uma série de direitos e garantias para pessoas com algum tipo de limitação física ou intelectual.

Impressa pela Secretaria de Editoração e Publicações, a Gráfica do Senado, a nova versão do texto legal está disponível para organizações e bibliotecas que trabalham com cegos.

Para receber a publicação em braile, essas instituições podem entrar em contato com a Ouvidoria do Senado. O telefone é 0800 612211. O e-mail é ouvidoria@senado.leg.br.

Fonte: Agência Senado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*