SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Apenas 23% dos semáforos do DF têm sinais sonoros para auxiliar deficientes visuais

deficientes-visuaisUm levantamento feito pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal mostra que apenas 23% dos semáforos têm sinais sonoros para auxiliar deficientes visuais. Dos 495 semáforos instalados em todo o DF, 116 possuem o dispositivo. De acordo com o Detran, o sistema de som foi colocado em locais próximos a escolas especiais e em lugares de grande movimentação.

O estudante José Aurélio Araponga é cego e critica o critério do Detran para a instalação dos equipamentos.

— Na verdade, na cidade toda é interessante colocar porque a gente não pode ficar restrito a meia dúzia de locais para sair. A gente tem que se divertir, a gente tem que ir a um banco, tem que resolver outras questões, então, no entender deles, a gente só para ir ou à escola ou para hospital. A gente vai para outros locais também.

O professor Fernando Rodrigues afirma que tem grande dificuldade de se orientar com a ausência dos sinais sonoros.

— […] Tem que se orientar pelo barulho dos carros porque se eu for muito para o lado dos carros, vou bater nos carros e estou saindo da minha linha.

Os deficientes visuais reclamam que, dos 116 sinais sonoros instalados, nem todos funcionam porque falta manutenção.

O diretor do órgão, Jayme Amorim, garante, no entanto, que os dispositivos passam por revisão frequentemente.

— O Detran tem um contrato de manutenção semafórica, onde a empresa contratada vai aos locais fazendo a troca de lâmpadas e, também, a possivelmente a troca do equipamento sonoro caso ele tenha defeito.

Amorim considera que a quantidade de equipamentos sonoros em funcionamento é suficiente, mas diz que novos aparelhos serão instalados no próximo ano.

Fonte: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − 12 =