SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Programa habitacional de Curitiba garante moradia acessível para pessoas com deficiência

acessibilidade-moradia
Facilidade para entrar e sair de casa agora faz parte da vida do usuário de cadeira de rodas Wanderlei Roberto, de 45 anos. (foto: SMCS)

Facilidade para entrar e sair de casa agora faz parte da vida do usuário de cadeira de rodas Wanderlei Roberto, de 45 anos. Nesta semana ele se mudou para uma casa adaptada no Residencial Pinheiros, conjunto no Santa Cândida entregue pelo prefeito Gustavo Fruet no último sábado (1). Durante 15 anos Wanderlei viveu em uma moradia precária na vila Parolin.

“Não foram poucas as dificuldades que enfrentei. Eram muitos obstáculos para entrar e sair de casa. Pra chegar na rua eu tinha que passar por um beco com o chão bem irregular. Além disso, para quem usa cadeira de rodas um simples banho acaba se tornando perigo de acidente”, afirma.

Entre as 127 famílias atendidas no Residencial Pinheiros, o serviço social da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) detectou a presença de quatro famílias de pessoas com deficiência. Elas receberam casas adaptadas, com rampa de acesso, portas mais largas, barras de sustentação nos banheiros e pia sem coluna, tudo para garantir maior autonomia ao cidadão com deficiência.

Em pouco tempo na nova moradia, Wanderlei identificou a melhora na qualidade de vida que o local oferece “Aqui tudo é muito melhor. Desde passar por uma porta até precisar andar pela rua, pois ela é bem pavimentada. Pode parecer pouco para muitos mas é uma satisfação poder sozinho lavar as mãos na pia”, destaca.

Quarto

Na antiga casa, ele, a esposa Cristiane, de 29 anos, e a filha Eduarda, de 11, dormiam todos no mesmo quarto, separado do outro cômodo apenas por uma cortina. A situação incomodava principalmente a menina. “Ela vivia chateada porque está chegando em uma idade que precisa ter sua privacidade. O sonho dela era ter um quarto só dela”, conta a mãe.

Na casa nova Eduarda tem o seu próprio quarto. O orgulho da conquista é tão grande que ela colou um aviso na porta para baterem antes de entrar. “Estou muito feliz, agora moramos em uma casa bonita e eu tenho um quarto só pra mim”, comemora a garota.

Empreendimento

O Residencial Pinheiros tem 127 unidades e abriga famílias que moravam em ocupações irregulares: 77 delas na vila Três Pinheiros, no Butiatuvinha; e 50 no Parolin. O investimento para a construção foi de R$ 6,6 milhões, recursos do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

O conjunto conta com completa infraestrutura de redes de drenagem, coleta e tratamento de esgoto, rede elétrica, iluminação pública, ruas pavimentadas e acesso à linha de ônibus.

Com a entrega das 127 casas do Residencial Pinheiros, a gestão do prefeito Gustavo Fruet chega a 6.988 moradias entregues. Outras 1,6 mil unidades estão em obras.

Fonte: bemparana.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 − 3 =