SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Paraolímpico, goalball desenvolve a prática esportiva entre cegos

goalball prática esportiva entre cegos

Ampliar a oferta de esportes entre as pessoas com deficiência. Esse é o objetivo dos professores do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Assistiva, Inclusão e Adaptações, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que apresentaram nesta segunda-feira (22), na quadra poliesportiva do Centro de Artes e Esportes Unificados “Professor Samoel Brondi” (CEU), no Parque Alvorada, em Presidente Prudente, um jogo demonstrativo do esporte paraolímpico goalball.

A proposta consiste na viabilização do CEU para sediar os treinamentos das equipes que praticam o esporte, enquanto os professores da Unesp irão disponibilizar estudantes bolsistas e os equipamentos para a parceria.

De acordo com o professor Manoel Osmar Seabra Júnior, o goalball é um esporte adaptado especialmente para cegos e pessoas com baixa visão, reconhecido mundialmente.

“A ideia desse esporte é que jogue numa quadra de 9mx6m, onde três pessoas contra três lançam a bola e cada um tem um espaço delimitado de ação para que recepcionem a bola e lancem a mesma. É bem dinâmico, com tempo de reação. Como se fosse um gol a gol no futebol, com uma bola com guizo”, explica o professor.

“A iniciativa é importante porque no entorno do bairro temos vários deficientes visuais e não têm nenhum tipo de esporte para fazer. A Unesp já vem desenvolvendo esse trabalho com os assistidos da associação e muda muito as percepções, a saúde mental e física, que são benefícios do esporte na vida dessas pessoas. A abertura do CEU para a prática irá beneficiar e muito nossos assistidos”, encerra.

Estiveram presentes os professores que lideram a empreitada, Manoel Osmar Seabra Júnior e Jaqueline Costa Castilho Moreira, o coordenador da Juventude, Juliano Borges, o coordenador da Pessoa com Deficiência, Douglas Kato, e a coordenadora da Associação de Proteção aos Cegos, Eliete Margutti.

Fonte: ifronteira.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 4 =