SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

X Caminhada pela Acessibilidade acontece no dia 13

acessibilidade_condominio-caminhadaA concentração para a caminhada será na Ponte Estaiada, às 16h, e seguirá até ao Parque Nova Potycabana.

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/PI) e a Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), em parceria com todas as entidades que trabalham em prol das pessoas com deficiência, promovem no dia 13 de junho a IX Caminhada pela Acessibilidade. O evento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade piauiense sobre a acessibilidade em nosso Estado e, principalmente, em Teresina.

A concentração para a caminhada será na avenida Raul Lopes, às 16h, nas imediações da Ponte Estaiada, e seguirá até ao Parque Nova Potycabana, onde uma programação especial foi preparada para receber as pessoas. O evento contará com apresentações artísticas e musicais, além da participação de atletas do paradesporto piauiense.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a caminhada é um momento de comemorar as conquistas e promover o respeito e a cidadania das pessoas com deficiência. “A caminhada pela acessibilidade já faz parte do calendário piauiense e nesta nona edição estamos chamando toda a sociedade para unirmos força pela inclusão.

Temos muito orgulho dos avanços conquistados como: mudança atitudinal da sociedade no relacionamento com as pessoas com deficiência; reserva de estacionamento; rampas de acesso; sinais sonoros; Centro de Reabilitação; oficina de órteses e próteses; passes livres intermunicipais e cultura; Estatuto Estadual da Pessoa com Deficiência; Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências e órgãos específicos em vários municípios, dentre muitas outras conquistas. E vamos lutar, ainda mais, por direitos e garantias para promoção da inclusão!”, afirma o secretário. O governador Wellington Dias deve comparecer ao evento.

Segundo o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), Alexandre Almeida, a caminhada também propõe conscientizar a população sobre a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência. “Eu existo e estou aqui. Quero dignidade como cidadão brasileiro! Queremos mostrar para todos que estamos aqui e precisamos ser respeitados”, enfatiza Alexandre.enfatiza Alexandre.

Fonte: piaui.pi.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − cinco =