SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

“Faça Parte”: cadeirantes sofrem para embarcar em ônibus na Estação São Gabriel

acessibilidade-metrôTumulto para entrar nos ônibus, bebedouros estragados, elevadores quebrados. Se isso já incomoda qualquer passageiro, é um transtorno incalculável para os cadeirantes e outras pessoas com mobilidade reduzida, como os idosos.

A reportagem acompanhou um cadeirante na Estação São Gabriel, na região nordeste de BH, para verificar os problemas apontados. No meio da multidão, Edson Marcos gravou um vídeo para mostrar os riscos que enfrenta diariamente para ir ao trabalho.

— Daqui a pouco o Move vai chegar e não tem preferência para cadeirante. E nenhum funcionário para ajudar.

O Thiago Helton, do quadro “Faça Parte”, acompanhou o Edson Marcos durante um dia para mostrar as dificuldades. Os corredores da estação são amplos, mas o primeiro problema encontrado foi um elevador quebrado. Com isso, os cadeirantes precisam dar a volta e atrasar o percurso para encontrar um equipamento que funcione.

— Todo dia são 20 ou 30 minutos para conseguir entrar no Move.

O cadeirante também passa sede, já que os bebedouros estão estragados.

Com relação aos problemas apresentados, a BHTrans afirmou que os elevadores foram consertados e os bebedouros, que quebraram por atos de vandalismo, vão passar por reparos. Depois da reportagem, a BHTrans instalou uma placa na plataforma para explicar que pessoas com dificuldade de locomoção, idosos e gestantes têm preferência para embarcar.

Segundo dados do IBGE, 45 milhões de brasileiros, ou 24% da população, tem alguma dificuldade de locomoção. Apesar disso, é notória a dificuldade ou falta de interesse do poder público em adaptar as cidades para este público.

Fonte: noticias.r7.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*