SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

PI tem 3ª pior proporção de crianças com deficiência fora da escola

crianças-com-deficiencia-educaçãoA análise dos resultados do Censo Demográfico 2010 sobre o aspecto de gênero, divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (31), mostrou que o Piauí tem a terceira pior proporção de crianças com alguma deficiência no grau severo, mental/intelectual e que não frequentavam escola ou creche. Segundo o instituto, no grupo etário de 6 a 14 anos de idade, 17,5% dos meninos e 15,6% das meninas estão fora da sala de aula. O resultado é melhor apenas do que o dos estados do Pará e do Amazonas.

Já a proporção de pessoas economicamente ativa, de 16 a 64 anos de idade, com grau severo de deficiência mental/intelectual nas capitais e no Distrito Federal, Teresina ocupa a sexta menor proporção, com 57,1% dos homens e 44,7% das mulheres, o que significa um baixo aproveitamento dessas pessoas no mercado de trabalho.

Outros dados mostrados pela pesquisa

A proporção de mulheres de 15 anos ou mais de idade com pelo menos um filho caiu em todas as faixas etárias, principalmente entre as que residiam na zona urbana, o que resultou em uma redução média de 69,8 em 2000 para 68,8 em 2010. No Piauí, o cartograma mostra que na maioria dos municípios piauienses as mulheres jovens, de 15 a 19 anos de idade, se confirma tendência de redução do número de mulheres jovens que já tiveram filhos.

Quanto a média do percentual do rendimento das mulheres piauienses no rendimento familiar, o resultado (49,6%) é semelhante aos demais Estados do Nordeste e em muitos municípios da região Norte, o que pode ser um reflexo dos programas sociais, visto que as mulheres são as titulares desses recebimentos.

Saneamento

O Piauí ficou com a 8ª maior(pior) proporção de domicílios urbanos com saneamento inadequado, segundo o sexo da pessoa de referência.

Educação

Graficamente, o município de Teresina, a pesar de ainda alta, foi a Capital que mais reduziu a taxa de abandono escolar precoce da população de 18 a 24 anos de idade, na comparação dos resultados de 2000 e 2010.

 

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*