SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Faltam vagas para pessoas com deficiência em Balsas, MA

vagas-para -deficientesEm Balsas, faltam vagas no mercado de trabalho para pessoas com deficiência. Poucas empresas cumprem a lei que obriga a inclusão dessas pessoas no quadro de funcionários. No município, as vagas preenchidas por portadores de deficiência são as de auxiliar administrativo, serviços gerais e embaladores em supermercados.

Caso dos amigos Rodolfo, Oldeir e Alessandro que, atualmente, não ganham apenas um salário, mas a oportunidade se reabilitar socialmente e psicologicamente. Eles trabalham com embaladores.

“É bom trabalhar, porque tem gente que escolhe seguir pelo mal caminho. É bom seguir pelo bom caminho”, disse Oldeir José Rodrigeus, embalador.

A diretora da Apae de Balsas afirma que a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho é um passo muito importante na vida de de cada uma delas. “Quando chega no final do mês, que ele pega naquele dinheiro que foi ele quem trabalhou, que suou para ganhar, eles acham que é uma economia para eles”, afirmou Inês Sandes.

Em uma agência de emprego da cidade, de janeiro até agora já foram recebidos mais de 30 currículos de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. O problema é o número de vagas orefecidas pelas empresas. Na região, pouco mais de seis disponibilizam vagas para deficientes.
Em 1991, foi criada uma lei que regulamenta a contratação de pessoas com deficiência. A chamada Lei de Cotas prevê que toda empresa com 100 ou mais funcionários deve destinar de 2 a 5% dos postos de trabalho a pessoas com alguma deficiência.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 16 =