SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Semana da Acessibilidade terá Dia E no mês de setembro

acessibilidadeO Conselho Municipal de Defesa dos Direito das Pessoas com Deficiência (CMPcD), membro do Fórum Permanente da inserção da pessoa com deficiência (PcD) no Mercado de Trabalho, se reuniu nesta quinta feira dia, 14, de agosto na sede Ministério Público do Trabalho de Sergipe e confirmou a realização do Dia E como uma das ações da Semana da Acessibilidade, que acontecerá em setembro deste ano.

A reunião do Fórum aconteceu às 15,horas e contou com a presença dos seus membros e convidados, entre os quais o parlamentar Lucas Aribé. A auditora fiscal do trabalho e coordenadora regional do projeto de Inserção das PcD no mercado de trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Urcelina Porto, que ministrou a reunião, propôs a ação Dia E, como sendo o Dia da PcD Eficiente.

O Dia E objetiva promover ações de qualificação e inclusão no mercado do trabalho. Dentro da explanação, considerou a coordenadora: É importante que a PcD comece a se conscientizar que é capaz de estar inserida no mercado de trabalho.

Entre as ações propostas estão a expedição da carteira de trabalho gratuita, atendimento voltado ao Cadastro Único, com o apoio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), balcão de atendimento voltado para cadastramento das PcD nas vagas das empresas parceiras e oficina de confecção de currículos, com o apoio da Fundat.

O presidente do CMDPcD, Everton dos Santos, está confiante. É uma oportunidade voltada para as pessoas com deficiência, uma vez que muitas empresas de grande porte parceiras vão estar lá preenchendo o cadastro e dispondo de vagas

O Dia E faz menção à campanha nacional do Dia D, que é ação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a finalidade de promover a inclusão e a igualdade através de ações de qualificação e conscientização das empresas para a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, uma vez que a Lei Federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas) obriga empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos.

Ficou definido então que a ação do Dia E vai acontecer na da Praça Fausto Cardoso, das 8 às 16 horas, no dia 18 de setembro, dentro da programação da Semana da Acessibilidade.

Fonte: faxaju.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − 11 =