SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Semana Estadual da PCD inicia nesta segunda-feira (9)

Diversas atividades voltadas à inclusão das PCDs serão realizadas durante a semana

Tem início, na próxima segunda-feira (9), a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Durante seis dias, atividades voltadas à inclusão deste público serão realizadas com o intuito de sensibilizar e conscientizar a população quanto aos direitos das PCDs.

Realizada pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), a semana inicia suas atividades na data de criação de ambos os órgãos. Mais que uma data simbólica, o dia 9 de junho representa um marco na luta pela inclusão da pessoa com deficiência.

Segundo a secretária Larissa Maia, a Semana é uma oportunidade para chamar a atenção da sociedade e comemorar os avanços nos direitos das PcDs no Piauí. “Além de comemorar, é importante que paremos para refletir sobre os passos que ainda devem ser dados para uma plena inclusão. As Pessoas com Deficiência precisam ser vistas e compreendidas. Não precisam de piedade, mas de acessibilidade e oportunidades para poderem exercer o que sabem fazer de melhor”, reitera a gestora.

A Semana terá como tema Nada sobre nós, sem nós. O tema escolhido é o mesmo da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, documento adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que possui força constitucional e rege os princípios da legalidade dos direitos das PcDs. “Na Convenção, há um artigo que decreta que nenhuma ação referente à pessoa com deficiência pode ser feita sem a sua presença, o que explica a frase adotada”, esclarece a diretora de Gestão da Seid, Helena Lima.

VIII Caminhada pela Acessibilidade acontece no sábado (14)

As comemorações da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência terão encerramento no sábado (14), com a VIII Caminhada pela Acessibilidade, que reúne, todos os anos, uma média de 4 mil a 5 mil pessoas, dentre entidades de apoio à pessoa com deficiência, poder público e sociedade civil.

Nesta edição, a Caminhada levará diversas novidades aos participantes, tais como brinquedoteca inclusiva para as crianças, medição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre prevenção de acidentes e várias atrações culturais e educacionais.

Programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Dia 9 (Segunda-feira)
9h – Sessão Solene em Alusão ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência. Local: Assembleia Legislativa, Av. Marechal Castelo Branco

Dia 10 (Terça-feira)
9h – Café da manhã alusivo ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência no Conede-PI. Local: Casa dos Conselhos – Av. Pinel, 620, Bairro Cabral

Dia 11 (Quarta-feira)
Institucional

Dia 12 (Quinta-feira)
10h – Assinatura de Termo de Parceria entre a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência – Seid e o Projeto Música para Todos. Local: Seid

Dia 13 (Sexta-feira)
9h – Visita à Apae de Teresina.
11h – Visita à Apada, Central de Libras, Pestalozzi e Aste

Dia 14 (Sábado)
16h – VIII Caminhada Pela Acessibilidade
Saída – Avenida Raul Lopes – Ponte Estaiada
Chegada – Nova Potycabana
Encerramento da Caminhada com apresentações inclusivas, atrações musicais, prestação de serviços, brincadeiras e diversas modalidades de jogos para pessoas com deficiência e inclusivos.

Fonte: Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − oito =