SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

‘Familiares desconhecem os direitos que os deficientes têm’, diz defensor

cartilha-da-criança-com-deficienciaFoi lançada nesta quinta-feira (3), em Macapá, a cartilha ‘Direitos da Criança e do Adolescente com Deficiência’, criada pela Defensoria Pública do Amapá. O defensor-geral do estado, Ivanci Magno, disse que a publicação explica de forma didática para familiares, amigos e professores de menores portadores de deficiência, quais os serviços dentro de uma cidade que podem ser ofertados visando a acessibilidade.

“Os familiares desconhecem os direitos que os deficientes têm, e por não conhecerem, evitam cobrar políticas públicas para a vivência desses menores, sejam físicos, mentais ou visuais. O principal deles, é que nenhuma escola pública ou particular pode se recusar a matricular uma criança com deficiência, e nem alegar falta de estrutura ou de professores”, disse Magno.

img_3989

A questão da recusa nas escolas rotineiramente é alvo de denúncias, revela o defensor, contando que as mães são obrigadas a levar os filhos portadores de deficiência para outros bairros. A cartilha será distribuída em escolas e centros comunitários e foi impressa na versão expandida e em braile, destinada a deficientes visuais. “Em Macapá, o caminho para a acessibilidade começa a ser traçado, e melhorias já podem ser vistas no aumento do número de ônibus adaptados, da construção de rampas em prédios públicos e na colocação da sinalização em braile nas escolas, mas ainda faltam muitas ações”, reforça.

A cartilha foi produzida pelos defensores amapaenses e seguiu o modelo da mesma publicação do estado de São Paulo, com a inclusão das novas leis de mobilidade urbana.

Fonte: G1

One thought on “‘Familiares desconhecem os direitos que os deficientes têm’, diz defensor

  1. fiz uma cirurgia de entradose na coluna,fiquei sabendo que pessos que faz esse tipo de cirurgia e considerada pcd,mas quero saber como faço para provar isso ,que sou pcd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × três =