SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Acervo em Braile atrai pessoas com deficiência visual em Manguinhos

acervo-livros-braile
Pessoas-com-Deficiência-Visual

Desde a sua inauguração, em 2010, a Biblioteca de Manguinhos dispõe de um amplo acervo de livros voltado, exclusivamente, para deficientes visuais

Aos 62 anos, a auxiliar de operação de Raios-X Maria Sônia Ribeiro já chega à Biblioteca Parque de Manguinhos com uma pergunta na ponta da língua: “Já receberam o livro Fortaleza Digital?”. Diante da resposta afirmativa, a leitora ansiosa que é deficiente visual desde o nascimento pede a obra emprestada e não se mostra intimidada com os cinco volumes que compõem a versão em Braille do best-seller do autor americano Dan Brown.
– Os livros em Braille são sempre volumosos, mas não tenho preguiça de ler. A literatura sempre foi muito importante na minha vida, porque instiga a imaginação, expande os horizontes e faz bem para a alma – explicou Maria. Desde a sua inauguração, em 2010, a Biblioteca de Manguinhos dispõe de um amplo acervo de livros voltado, exclusivamente, para deficientes visuais. Atualmente, o setor conta com 300 obras em Braille e 230 publicações em áudio.
– Entendemos que, assim, mais pessoas podem frequentar a biblioteca cotidianamente – afirmou o diretor da unidade, Alexandre Pimentel. O espaço também disponibiliza equipamentos especiais para esse público, como um scanner com capacidade para transformar textos impressos em voz sintetizada, e o SuperVario 40, uma espécie de monitor que permite aos deficientes visuais navegar pela internet.
– Queremos aumentar o número de usuários deficientes visuais. Os leitores especiais podem vir até aqui usufruir do espaço e das publicações. Se forem cadastrados, estão autorizados a solicitar empréstimos de livros por telefone e indicar outra pessoa para buscar a obra em seu lugar – disse a coordenadora do setor de leitores especiais da biblioteca, Danyele Dias. Deficiente visual, a bibliotecária aposentada Maria Aparecida Rangel elogia a gama de publicações disponíveis na unidade.
– Aqui tem todo tipo de livro. Escolho a obra de acordo com meu estado de espírito. E eles sempre acrescentam novas obras ao acervo. É muito bom ter no Rio um espaço que ofereça livros para deficientes visuais. A leitura é crucial para Monitor especial permite aos deficientes visuais navegar pela internet: inclusão nós – afirmou Maria Aparecida.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × quatro =