SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Deficientes visuais beneficiados pelo SENAI e Pronatec em Rondônia

A aula inaugural do curso gratuito de Operador de Computador para deficientes visuais aconteceu em um dos laboratórios de Informática da Escola SENAI Marechal Rondon. Com duração de 160 horas, o curso tem como objetivo geral incluir e profissionalizar pessoas com deficiências, capacitando-os para o mercado de trabalho.

De acordo com a interlocutora do Programa SENAI de Ações Inclusivas PSAI em Rondônia, Maria Batista, esta ação faz parte do PSAI, que atua em duas vertentes, a vertente PNE – Inclusão de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais e a vertente REGI – Raça, Etnia, Gênero e Idoso. “O curso integra também as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) instituído pelo Governo Federal para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica”, explicou.
A Associação dos Deficientes Visuais de Rondônia (ASDEVRON) teve participação ativa na elaboração do desenvolvimento do curso, encaminhando os alunos e também os professores que atuarão em conjunto com o instrutor Willian Sestito, colaborador da referida unidade.
Segundo a diretora da Escola SENAI Marechal Rondon, Elsa Ronsoni, essa oportunidade serve como forma de aprendizado, não só para os alunos como também para todos da unidade. “Os deficientes visuais vão nos fazer enxergar nossas próprias deficiências, sairemos da ignorância em questão de não saber como tratá-los e aos poucos aprenderemos com eles”.
O Programa PSAI é coordenado com sucesso pelo SENAI Nacional junto aos Regionais desde 1999 e estabelece amplo atendimento à educação profissional nas unidades operacionais dos seus 27 Departamentos Regionais. Este tem como objetivo incluir nos cursos do SENAI, pessoas com deficiência, expandir o atendimento a negros e índios, oportunizar acesso das mulheres aos cursos estigmatizados para homens e vice-versa, bem como, requalificar na educação profissional pessoas acima de 45 anos e idosos.
A diretora de Operações, Adir Oliveira fez um breve discurso ressaltando que o SENAI Rondônia sempre vai primar pela qualidade na educação e formação de profissionais. “Trabalhamos para as pessoas, portanto é importante que façamos nossas ações com excelência, pensando sempre na melhoria da qualidade dos serviços que oferecemos”, explicou a diretora.

 

Fonte: Rondonoticias

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × quatro =