SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Garoto com deficiência intelectual é encontrado em cárcere privado

Um adolescente de 14 anos com deficiência intelectual foi encontrado pela equipe do Conselho Tutelar de Maceió, preso em um cômodo minúsculo erguido nos fundos de uma casa. Os conselheiros da 7ª Região, no Tabuleiro do Martins, receberam uma denúncia de que o garoto estava sendo mau tratado pelo pai e pelo irmão.

Na noite de quinta-feira (21) eles foram até o local e constataram que o garoto estava preso. Segundo um dos conselheiros tutelares, o adolescente estava muito agitado e por isso eles resolveram chamar uma ambulância para levá-lo para o Hospital Psiquiátrico.
“Fomos informados pelo SAMU de que no momento não havia ambulância disponível para levar o adolescente. Isso foi às 19h30”, disse Fernando Silva, conselheiro tutelar.
Nesta sexta-feira (22) o Conselho Tutelar voltou ao local e mais uma vez tentou atendimento para o garoto. “Hoje ligamos novamente para o SAMU e a informação foi a mesma. Isso foi às 10h30”, disse o conselheiro.
O pai do garoto, José Cícero, 44 anos, negou que mantenha o filho preso nos fundos da casa. Ele disse aos conselheiros que o adolescente só fica lá apenas quando está agitado. O pai disse também que não consegue controlar o garoto durante as crises. “Ele se comprometeu de que não vai mais prender o filho no fundo das casas”, disse o outro conselheiro Arildo Alves de Souza.
Os conselheiros vão elaborar um relatório e encaminhar ao Juizado da Infância e da Juventude de Maceió. O pai do adolescente deve comparecer ao Conselho Tutelar na segunda-feira (25). Ele poderá responder por maus tratos.

Resposta
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgêrncia (SAMU), por meio da assessoria de comunicação, informou que a prioridade de atendimento é de urgência (paciente que não corre risco de morte) e emergências (paciente com risco de morte: tiro, facada, acidente de automóvel).
Em nota, o SAMU disse que mesmo dando prioridade a urgências e emergências, caso tenha ambulância disponível os profissionais também fazem atendimento clínico: parto, intoxicação, crises hipertensivas, dentre outros.
Ainda de acordo com o SAMU, atualmente há 4 Unidades de Suporte Avançado (USBs), 7 Unidades de Suporte Básico (USBs), duas motolâncias, além do Serviço Aeromédico.

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × quatro =