SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Prefeitura têm assessor com deficiência visual

pessoas-com-deficiência-visual-capacitação
pessoas-com-deficiência-visual

Anderson em frente a sede da Prefeitura com a bengala que utiliza para locomover-se| Créditos: Mauro Hahn
Herval – Um telefone que fala tudo, uma bengala e um programa que lê o que está escrito no computador são alguns dos equipamentos utilizados pelo novo assessor de comunicação da Prefeitura. O estudante do terceiro de Jornalismo da Unisinos, Anderson Dilkin, 21 anos, assumiu o cargo na semana passada. Com um problema que nunca foi especificado pelos médicos, Anderson nunca pode enxergar.

Morador da localidade de Padre Eterno Baixo, ele começou seus estudos em Novo Hamburgo, já que o município não tinha nenhum recurso para ajudar aos deficientes visuais nas escolas. Do pré até a oitava série, o jovem estudou na Escola Estadual Affonso Wolf, em Dois Irmãos, onde teve a ajuda do professor Dorival Ellwanger para ler e fazer suas provas em Braille (método de escrita utilizado por quem tem alguma deficiência visual). Ele fez o ensino médio na escola da Universidade Feevale em Novo Hamburgo, onde já teve alguns recursos a mais, como a utilização do computador, para facilitar seu aprendizado.

“Eu fazia tudo como qualquer outro aluno. Não me sentia diferente na sala de aula”, afirmou. O novo assessor de comunicação já trabalhou na rádio comunitária do Herval e, recentemente, trabalhou na rádio de Gramado. “Nunca sofri preconceito. Alguns, ao invés de me ajudar a fazer as coisas, se apavoram com minha situação, mas eu consigo me virar”, disse Anderson.

NOVO DESAFIO

Para Anderson Dilkin, seu cargo na Prefeitura é um novo desafio para sua vida: “Não é por não enxergar que não posso fazer as coisas. É uma oportunidade e estou muito satisfeito com ela”. Já o prefeito Rodrigo Fritzen destacou que a deficiência visual do novo assessor não é um empecilho para que ele realize bem o seu trabalho: “Vejo que ele tem um grande potencial e que a cada dia corre atrás de seus ideais para alcançá-los da melhor forma possível”.

 

Fonte: O Diário Net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 + dez =