SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Escolas do Amazonas testarão mapa geográfico para deficientes visuais

O mapa foi desenvolvido em madeira, fibras e materiais extraídos da flora e fauna local

Ampliar a inserção social de alunos com deficiência visual das escolas públicas do Amazonas, bem como valorizar a história e a geografia dos 62 municípios do estado é o objetivo do Mapa Pé-Yara, primeiro mapa tátil exclusivamente amazônico desenvolvido em madeira, fibras e materiais extraídos da flora e fauna local.

dificiencia-visual
acessibilidade-para-pessoas-com-deficiência
  • A catarata e o glaucoma, acompanhadas da degeneração macular, são problemas relacionados ao envelhecimento da população. O diabetes também aparece como causa importante da cegueira

A proposta é do Grupo de Pesquisa Psicologia, Educação e Novas Tecnologias (Psicotec), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com incentivos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). O grupo pesquisou sobre os materiais didáticos destinados às pessoas com deficiência visual no estado e verificou que não havia material suficiente para ser trabalhado com o segmento.

O Pé-Yara objetiva contribuir para o aprendizado lúdico sobre cultura, economia e política e sobre os espaços geográficos dos municípios amazonenses, servindo de recurso metodológico aos professores, além de melhorar a inclusão social de alunos com deficiência visual das escolas públicas do estado.

A coordenadora do projeto, a professora da Ufam Cláudia Guerra Monteiro, explica que o mapa será direcionado aos alunos das séries dos ensinos fundamental e médio com deficiência visual ou não, inseridos no sistema público de ensino de Manaus.

O protótipo está em fase de fabricação e se estima que em julho fique pronto. Em seguida, será avaliado nas escolas, onde os alunos irão testar e darão sugestões de melhoria.

 

 

Fonte: Portal Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 + 18 =