Na região, as vagas são para analista de seguro social em Orlândia, São Joaquim da Barra e Sertãozinho, com uma para cada cidade. Já para técnico em seguro social, Cajuru tem duas vagas, enquanto Ribeirão Preto e Orlândia contam com apenas uma.
Do total de vagas oferecidas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros. Na região, duas oportunidades são direcionadas para candidatos negros. O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá solicitar no ato da inscrição.
A prova, prevista para acontecer no dia 15 de maio, será aplicada pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). As inscrições deverão ser feitas de 4 de janeiro a 22 de fevereiro de 2016 pelo site www.cespe.unb .br/concursos/inss_2015. A taxa é de R$ 65 para nível médio e R$ 80 para nível superior.
Para solicitar isenção da taxa, tanto parcial quanto integral, os candidatos deverão atender a diversos quesitos, como ser inscrito em programas sociais e membro de família de baixa renda. A solicitação deverá ser realizada no momento da inscrição.
O concurso terá apenas provas objetivas, com duração de três horas e meia para todos, no turno da manhã para analista e no turno da tarde para técnico. Da região, apenas Ribeirão Preto está entre as 20 cidades do estado onde as provas serão aplicadas.
Exigências
Para nível superior, os candidatos devem possuir diploma de conclusão de curso superior em Serviço Social e registro no órgão de classe específico. Na prova, serão cobradas as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, direito constitucional, direito administrativo, legislação previdenciária, legislação da assistência social do trabalhador e da pessoa com deficiência e serviço social.
No caso de técnico do seguro social, de acordo com edital, as disciplinas exigidas serão: ética no serviço público, regime jurídico único, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática e seguridade social.
Para os dois cargos, a jornada de trabalho prevista é de 40 horas semanais.
Os candidatos aprovados devem ser convocados posteriormente, de acordo com a classificação, para a escolha da agência da Previdência Social, dentro da Gerência-Executiva escolhida no ato da inscrição, seguindo os critérios determinados em edital.
A validade do concurso é 1 ano e poderá ser prorrogada, uma vez mais, pelo mesmo período.
Fonte: http://gcn.net.br/