Nesta terça-feira (29), em solenidade realizada no Instituto Federal do Ceará (IFCE), de Maracanaú, foram homenageadas outras cinco empresas da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) que também empregaram o maior número de pessoas com deficiência, contribuindo para ampliar a força no mercado de trabalho formal do Estado. “Todos temos habilidades técnicas ou conhecimentos que podem e devem ser aproveitados e valorizados, sem distinção, pelas empresas”, defende o titular da STDS, Josbertini Clementino.
Ceará na frente
O Ceará é o Estado com a maior proporção de pessoas com deficiências inseridas no mercado de trabalho formal (0,97%), seguido de perto pelo Rio Grande do Sul (0,95%), percentual superior inclusive à média nacional (0,77%). Projeto que segue avançando, a partir da promoção de cursos de capacitação técnica e profissional desenvolvidos por meio de programas da STDS, como o Garantindo Acessibilidade, bem como por ações de inserção de pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho.
No último dia 25, a STDS, a Setra/Sine Municipal e o IDT realizaram o Dia “D” de Contratação de Pessoas com Deficiência oportunidade em que foram disponibilizadas 1.223 novas vagas em 35 empresas. O cadastramento foi realizado no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid).
Fonte: www.ceara.gov.br