A chinesa Qian Hongyan é mundialmente famosa quando após sofrer um acidente de carro em 2000 e perder as duas pernas quando tinha apenas quatro anos. Filha de uma família pobre que vivia da produção de seda, Qian teve que usar uma bola de basquete que passou a servir de apoio para evitar que seu corpo tocasse o solo diretamente.
A imagem viralizou na web e promoveu o debate sobre o tratamento dado a deficientes na China. A partir daí a vida da menina começou a mudar. Primeira ela conseguiu colocar próteses das pernas conquistadas por meio de doações. Qian ainda completou o ensino básico e passou a se dedicar à natação.
Com o tempo, Gian se tornou uma estrela das piscinas e ganhou o campeonato nacional de natação paralímpico em sua categoria. Ela se preparava para disputar os jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, quando o seu pai morreu.
Qian deixou a equipe chinesa de natação e deu uma pausa no esporte. No entanto, conforme reportagem do jornal britânico “Daily Mail”, Qian voltou a treinar no ano passado e conquistou a medalha de ouro nos 100 metros nado peito nos Jogos Paralímpicos de Yunann.
Fonte: esportes.yahoo.com