Entidades realizam marcha para conscientização da importância da acessibilidade
Segundo organizadores, cerca de mil pessoas devem participar do evento, que acontece nesta sexta-feira, 10, na praça dos estressados, na avenida Beira mar.
Entidades que trabalham com pessoas com deficiência em Fortaleza realizam, nesta sexta-feira, 10, a VII Caminhada Louis Braille.
A caminhada tem o objetivo de conscientizar sociedade civil e órgãos públicos sobre a importância da acessibilidade.
A marcha será realizada a partir das 9h, na praça dos estressados, na avenida Beira mar, e conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e de entidades que trabalham com pessoas com deficiência como a Associação de Cegos do Estado do Ceará (Acec).
Durante o evento os participantes poderão ser atendidos por uma equipe de massoterapeutas da Acec e acompanhar shows artísticos de pessoas com deficiência, além de entrega de panfletos que esclarecem dúvidas sobre acessibilidade.
A caminhada faz alusão a Louis Braille, francês que ficou cego aos quatro anos e criou, durante a adolescência, um sistema de leitura e escrita que hoje é usado por cegos de todo mundo e leva seu nome.
Segundo Izabele Matos, professora da Associação de Cegos do Estado do Ceará, a caminhada, que está em sua sétima edição, já rende frutos. “A mudança vem acontecendo, principalmente dentro das instituições, que a cada ano se interessam mais em participar do evento,” afirma. Ainda de acordo com Izabele, a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade é “um processo gradativo”.
De acordo com os organizadores do evento, entre 800 a 1000 pessoas, tanto deficientes, familiares e população em geral devem participar da marcha.
Serviço:
O quê: VII Caminhada Louis Braille
Onde: avenida Beira-mar
Data: 10 de abril
Horário: 9h
Fonte: O Povo