‘Deficiência é questão de políticas públicas’, diz secretário paulistano
Secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo exalta centros de atendimento, hospitais e casas da rede Dia, residências inclusivas e legislação específica
São Paulo – Na semana em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2 de abril), o secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo e comentarista da Rádio Brasil Atual, Tuca Munhoz, afirma que “a questão da deficiência é cada vez mais uma questão de políticas públicas”, e não fica mais restrita ao âmbito das famílias.
Tuca lembra que, quando foram criadas entidades de apoio como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação de Amigos do Autismo (AMA), há mais de 50 anos, “a questão da deficiência era restrita a um problema apenas das famílias, que tinham que cuidar e providenciar recursos para atender a essas pessoas”.
O secretário lembra que “as pessoas com deficiência, hoje, têm direitos”. Ele enumera ações e políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas, como centros de atendimento, hospitais e casas da rede Dia, da prefeitura, residências inclusivas, além de toda legislação específica, que visa a garantir direitos às pessoas com deficiência, em especial na educação.
“É muito importante a gente observar o progresso que já aconteceu. Temos que celebrar as grandes conquistas que temos alcançado, no país”, destaca Tuca Munhoz.
O secretário convida a todos para cerimônia que marca a data, na quinta-feira (2), às 15h, no Sindicato dos Comerciários, na rua Formosa, 99, térreo, centro de SP.
Fonte: Rede Brasil Atual