Ícone do site Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Crianças com deficiência são tema de ensaios fotográficos de voluntários

Projeto Estrelinha, nascido em Curitiba, ‘quer mostrar crianças ao mundo’.
Trabalho já conta com a participação de 30 fotógrafos no Brasil.

Manuela Paris foi clicada pelo Projeto Estrelinha em Curitiba (Foto: Viviane Bachega) 

Julia Rodrigues Gomes, do Rio de Janeiro, foi uma das “modelos” clicada pelo Projeto Estrelinha (Foto: Paula Ferreira Fotografia)

Um grupo de 30 fotógrafos voluntários em todo o Brasil participa do Projeto Estrelinha, que tem por objetivo fazer ensaios de crianças de zero a 12 anos com algum tipo de deficiência. As fotografias são realizadas gratuitamente e entregues em um DVD para o responsável.
Idealizado pela fotógrafa Viviane Bachega, de Curitiba, o Estrelinha nasceu em maio para “mostrar essas crianças para o mundo.” “Comecei a procurar fotos de crianças com deficiência na internet e vi que não havia muitas. Sei que os pais têm muitos gastos com escolas, tratamento e a fotografia acabava ficando um pouco de lá. A ideia é mostrar a beleza e alegria delas.”

Viviane Bachega, de 39 anos, criou o Estrelinha

Desde a criação do projeto, já foram mais de 75 ensaios pelo Brasil. Só Viviane, a idealizadora do trabalho, já fez mais de 20. Os registros são realizados em parques ou outros ambientes externos. Para participar, é necessário apenas marcar uma data com o fotógrafo.

“Os pais precisam ver como está a agenda do fotógrafo. No meu caso, me dedico ao projeto às terças e estou com a agenda cheia até novembro”, diz Viviane. Para ela, todos os ensaios foram especiais e não há um que marque mais do que o outro. “Todos têm uma história bonita por trás e nunca entro no mérito da deficiência da criança, sei que sempre é dolorido.”

Os fotógrafos que queiram aderir ao projeto precisam encaminhar o portfólio para Viviane. É necessário ser profissional e “conseguir captar a essência das crianças”. “Há muita demanda e precisamos de mais fotógrafos para dar conta. Na Região Nordeste só temos dois, e um só no Rio Grande do Sul.” Os interessados podem entrar em contato pelo www.projetoestrelinha.com.br.

 

 


Gustavo Rodrigues, de Tucuruí (PA), também fez um ensaio fotográfico (Foto: Renata Ferraz)

 

Fonte: G1