O curso tem duração de dois meses e já está acontecendo, no Centro da Juventude do Jardim Naipi, com a participação de 18 alunos que fazem parte da Associação de Deficientes Visuais de Foz do Iguaçu. Na grade do curso, os alunos aprendem noções de produção, organização administrativa e controle de materiais.
“Estamos muitos felizes porque conseguimos junto com as Associações, a Adevifoz e o próprio Centro da Juventude, buscar o curso para essa comunidade, que precisa ser inserida no mercado de trabalho e ter mais oportunidades. Fizemos reuniões explicando como seria o curso, qual o procedimento, e, principalmente, a oportunidade futura que eles irão ter”, disse Alexandre Calixto, diretor-técnico do Patronato.
Em paralelo ao curso, representantes de empresas farão visitas e conversarão com professores e alunos. “No final desse curso, esperamos que 100% desses participantes estejam encaminhados ao mercado de trabalho. Já tivemos algumas empresas de grande porte interessadas e que poderão oportunizar uma inserção desses novos profissionais ao mercado”, observou Calixto, destacando que o Patronato irá fornecer transporte e alimentação.
Aparecida Ivonete Farias é uma das alunas que está participando do curso. “Antes eu estava fora desse mundo, agora, acordei para a vida. Eu tinha medo e não aceitava minha deficiência, então, agora, estou com muita esperança e vou conseguir”, afirmou.
Elisangela Drumond, pedagoga do Senai, disse que a intenção é inserir alunos com esse grau de dificuldade no mercado de trabalho. “Estamos buscando outro norte para eles, em parceria com o Senai de Toledo, onde este público já é atendido. Esta é a primeira turma e para nós, do Senai, é um imenso prazer acompanhar esse curso, é uma grande oportunidade para todos”, disse.
Fonte: CBN Foz