Central funcionará na Rua Jônatas Batista, Nº 1159, Centro/Norte.
A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), juntamente com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA-PI), inaugura a Central de Libras em Teresina nesta sexta-feira (28). O evento acontece na sede da APADA, localizada na Rua Jônatas Batista, Nº 1159, Centro/Norte, a partir das 12h.
O serviço da Central de Libras consiste em disponibilizar intérpretes para acompanhar as pessoas com deficiência auditiva no trabalho e em outros âmbitos da sociedade em que eles tenham dificuldade de se comunicar. Será disponibilizado um intérprete com data e hora marcada para cada deficiente auditivo que necessitar do serviço.
A atividade é realizada em convênio com a APADA e pode ser requisitada por qualquer pessoa com deficiência auditiva que necessitar do serviço. Os interessados devem se direcionar até a associação para verificar e agendar o serviço.
“Nossa intenção é tentar melhorar o convívio e a comunicação entre a pessoa com deficiência auditiva e as pessoas com quem ela convive, seja no trabalho ou em outras atividades externas da sociedade. Hoje em dia a maior dificuldade do deficiente auditivo é conseguir passar informações para as pessoas de seu convívio, que geralmente não têm qualificações para entender a língua mãe deles, que é a libra. Por esse motivo estamos buscando a solução para essa situação”, explicou a coordenadora Divisão de Média Complexidade, Kelma Modestina.
A APADA-PI faz parte da rede conveniada à SEMTCAS, que recebe suporte da Secretaria e é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 1991, formada por pais de deficientes auditivos e profissionais engajados na luta por melhores condições de vida para estas pessoas.
Fonte: Capital Terezina