Paratleta Fafá Fonseca, 25 anos realiza primeiro salto de paraquedas de cadeirante no Ceará
A paratleta Fafá Fonseca, 25 anos, tinha um pedido de Natal: queria riscar o céu em um voo de asa-delta. Na manhã do último sábado, no Aeródromo Feijó, no bairro Siqueira, Fafá voou. A paratleta, no entanto, chegou às alturas de um jeito diferente, tornando-se a primeira cadeirante a realizar um salto de paraquedas no Ceará.
“Na minha vida, sempre tive pessoas dizendo ‘você não pode’. E isso é chato. Estou quebrando o meu paradigma e mostrando que cadeirante também pode viver”, afirmou. Em um dia nublado, a paratleta, que pratica corrida de cadeira de rodas e dança no grupo Elos da Vida, realizou um salto “tandem”, modalidade de paraquedismo em que saltam duas pessoas, um instrutor e um passageiro.
O salto foi guiado pelo instrutor de paraquedismo Luciano Colle, que já havia praticado a modalidade com um cadeirante em 2009, nos Estados Unidos. “A pessoa não tem as mesmas condições que a gente e está sentindo a mesma coisa que o paraquedismo pode proporcionar. Ver a emoção da pessoa no salto é muito gratificante”, apontou Luciano.
A paratleta pulou de uma altura de 3,6 km. Para o salto, o instrutor utilizou um suporte para amarrar e imobilizar as pernas de Fafá. Segundo Luciano, a manobra é a única adaptação necessária para a prática com um cadeirante.
No salto, a dupla enfrentou cinco minutos de voo e uma queda livre de 40 segundos, atingindo uma velocidade de aproximadamente 200 km/h. “Você fica mais perto de Deus e consegue ver as coisas de um outro jeito. Pedi de presente de Natal, mas já está valendo para o Ano Novo também”, festejou Fafá.
Serviço
Para doar cadeiras de rodas
Onde: sede da Cruz Vermelha no Ceará. Rua Dr. José Lourenço, 3280 – Joaquim Távora.
Outras informações: http://migre.me/h7FmU
Fonte: O Povo