Ir ao médico, fazer compras, realizar um pedido em um restaurante são tarefas rotineiras para a maioria das pessoa, mas podem se tornar complicadas para quem se expressa através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para tentar facilitar ações como estas, Petrolina vai ganhar a primeira Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais de Pernambuco. O equipamento será inaugurado nessa quinta-feira (26) e funcionará no Expresso Cidadão, localizado no River Shopping.
A Central tem como objetivo garantir às pessoas surdas serviços de interpretação em atendimentos no comércio, hospitais, bancos e serviços públicos. A princípio, somente funcionários públicos com deficiência auditiva terão acesso ao serviço.
A trabalhadora rural Maria Helena de Souza Neto, de 46 anos, tem uma filha ficou surda por causa de uma meningite aos seis meses de vida. Maria Aparecida de Souza Santana tem 17 anos e estuda na Escola Estadual Adelina Almeida, no bairro Areia Branca, que atende alunos com deficiência.
Para ir e voltar da escola, Aparecida e mãe percorrem cerca de 60 km por terra, além do trecho entre a Ilha do Pontal e a sede do Distrito de Vermelhos, município de Lagoa Grande até Petrolina. Todo o percurso é feito em quatro ônibus e duas embarcações.
Qualquer deslocamento de Aparecida a companhia da mãe é indispensável. “Me preocupa muito ela andar pelos lugares. Mas creio em Deus que ela vai conseguir seguir a vida sozinha porque estou preparando ela para isso”, afirmou Maria Helena.
Sobre a possibilidade de contar com um auxílio de um intérprete, a mãe de Aparecida disse estar animada. “Se ela precisar ir no banco, por exemplo, e tiver alguém que possa ajudá-la, vai ser muito bom, pois ela não vai saber ir sozinha, já que nem todo mundo entende Libras. Se eu tiver alguém capacitado vai ajudar muito”, comentou.
O número de interpretes ainda não foi definido, mas, segundo informações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a Central conta com mobiliário e veículo para atendimentos aos beneficiários que precisam de deslocamento.
O cadastro é feito presencialmente, mas os agendamentos são realizados pelo Facebook www.facebook.com/central.libras.7 ou através do Skype central.libras.7.
Serviço
Central de Libras
Local: Expresso Cidadão Petrolina, no River Shopping.
Endereço: Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, nº 104.
Telefone: (87) 3866 – 6729
Horário de Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Fonte: G1