Jovens com Síndrome de Down ganham espaço no mercado de trabalho
Alunos com Síndrome de Down formados em cursos do Espaço Kaparaó estão conquistando vagas no mercado de trabalho. Atendendo a um pedido do grupo Conviva Down, o Kaparaó iniciou dois cursos voltados somente para alunos especiais, no ano passado, em parceria com o Senai: Culinária Especial e Curso de Geleias e Doces de Frutas.
A primeira turma formou-se no início deste ano, quando também foram abertos novos cursos para alunos especiais nas áreas de panificação e informática.
Beatriz Moro Coelho, de 33 anos, é um exemplo desses alunos. Após estudar no Kaparaó, ela foi indicada ao dono de uma padaria que procurava profissionais com qualificação. “No Kaparaó, aprendi a fazer diversos tipos de pães e bolos”, relata.
A aluna Cíntia Pereira Lira, de 24 anos, é repositora de farmácia e cumpre jornada das 8h às 13h15. “Separo os produtos colocando cada um no lugar certo. No período da tarde aproveito a oportunidade dada pelo Espaço Kaparaó e faço os cursos de Panificação e Informática”, conta. Saulo Delelis, de 27 anos, trabalha na fábrica da Lupo pela manhã. “Gosto do trabalho e de estudar”, diz Saulo.
O Centro de Formação Social e Profissional – Espaço Kaparaó, órgão ligado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e ao Fundo Social de Solidariedade, foi implantado pela prefeitura em 2010, com o objetivo de oferecer capacitação para a população e, assim, auxiliar na inserção no mercado de trabalho.
Araraquara