SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Incubadoras do Parque desenvolveram soluções para ajudar pessoas com deficiência física e visual

As incubadas do Parque Tecnológico da Bahia já estão mostrando para que vieram! Pioneiros na ocupação do Tecnocentro, a NN Solutions e IMAGO Desenvolvimento de Produtos chamam a atenção por uma característica em comum. Apesar de serem fisicamente perfeitos, os jovens pesquisadores estão desenvolvendo soluções tecnológicas que melhorem a vida de deficientes visuais e físicos.

 

tecnologias-para-pessoas-com-deficiência
tecnologias-para-pessoas-com-deficiência

 O SLEP (Scanner Leitor Portátil) é um software que fornece acesso a textos não impressos em Braile

 

Com aporte financeiro da Fapesb, o primeiro aplicativo da NN Solutions já foi finalizado e está pronto para ganhar o mercado. O SLEP (Scanner Leitor Portátil) é um software que fornece acesso a textos não impressos em Braile através de um aparelho celular. Funciona assim: O programa bate a foto de um texto por meio da câmera de seu celular, transforma em áudio em alguns segundos, e por final ler para o usuário por meio de voz sintetizada.http://goo.gl/qNyvl

Na mesma linha, a empresa já está produzindo um segundo aplicativo. Dessa vez, a meta é fazer com que o software transforme os menus do smartphone em áudio, assim facilitando a navegação de deficientes visuais por toda tela do celular.

Com soluções voltadas para facilitar a locomoção de deficientes físicos, a IMAGO conseguiu inovar num mercado competitivo ao oferecer plataformas móveis, com produtos desenvolvidos graças ao apoio do financiamento através do programa INOVATEC da Secti. Diferente do que estamos habituados a ver, os aparelhos da Imago conseguem se adaptar a qualquer estrutura. “Nossas plataformas ajudam o deficiente a vencer desníveis de 2 metros, permitindo a acesso a palcos e eventos onde normalmente não tem”, explica o engenheiro Mecânico da empresa, Danilo Marques.

Sobre as vantagens de está incubado no Parque Tecnológico, as opiniões são unânimes. Danilo da Imago e Vitor, sócio da NN Solutions, explicam que, além de contar com assessoria da Fundação CERTI em cinco dimensões (equipe, tecnologia, capital, mercado e gestão), a cooperação técnica entre as empresas é o grande diferencial do Parque.

A Secti está com edital aberto para incubadora do Tecnocentro. Inscreve seu projeto e venha fazer parte deste ambiente: http://goo.gl/fk0dF

 

Fonte: SECTI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 4 =