SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Lente de Contato biodegradavel criada por cientistas da Universidade de Sheffield do Reino Unido pode curar a cegueira

Lente de Contato biodegradável criada por cientistas da Universidade de Sheffielddo Reino Unido pode curar a cegueira, restaurar, ou conservar a visão de maneira revolucionária. A publicação saiu no jornal  “Daily Mail”.

lente-de-contato-criada-por-cientistas-do-reino-unido-pode-curar-cegueira
lente-de-contato-criada-por-cientistas-do-reino-unido-pode-curar-cegueira

da Redação

Segundo a publicação, o implante é repleto de células-tronco, que têm a propriedade de se transformarem em qualquer outro tipo de célula do corpo e reparar o tecido afetado. Partindo deste princípio, os cientistas criaram a tecnologia para curar a córnea, camada transparente na parte mais externa do olho, que quando danificada é responsável pela maior parte dos casos de cegueira no mundo.

Usando uma série de procedimentos complexos, os pesquisadores conseguiram criar um disco muito fino, que é fixado sobre a córnea e aos poucos vai sendo absorvido pelo organismo, depositando as células-tronco no olho.

“O disco tem um anel externo que tem pequenas bolsas, nas quais as células-tronco extraídas do olho saudável do paciente podem ser depositadas”, explicou o Ílida Ortega Asencio, doutor da Faculdade de Engenharia de Sheffield.

“O material do centro do disco é mais fino que o anel externo, então ele vai se biodegradar mais rapidamente, permitindo que as células-tronco se proliferem na superfície do olho para reparar a córnea”, completou Ortega.

Hoje, a cegueira corneal é tratada com transplantes ou através da inserção de células-tronco no olho do paciente através de uma membrana humana, que tem de ser doada e carrega temporariamente as células para o olho. O problema é que, para alguns pacientes, esta técnica para de funcionar após alguns anos, já que o olha não retém as células reparadoras.

 REDE SACI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − 12 =