SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Conversar com deficientes auditivos será fácil com luvas que transformam sinais em áudio

id172853_1

Uma luva criada por dois estudantes da Universidade de Washington poderá ajudar na inclusão social de pessoas com deficiências auditivas. Ao contrário de traduzir as conversas em linguagens de sinais, a SignAloud traduz os sinais para o inglês por áudio, através do reconhecimento de gestos.

Os dois estudantes, Navid Azodi e Thomas Pryor, ganharam uma premiação de US$ 10,000, destinada a estudantes, graças a essa invenção. A luva conta com sensores de captura de gestos ASL (Linguagem Americana de Sinais), que mede as coordenadas e a maneira que os dedos flexionam ou dobram, individualmente. Os dados do sensor são então enviados via Bluetooth para um computador próximo, que por sua vez alimenta os dados em algoritmos de codificação para categorizar os gestos. Esses gestos são depois traduzidos para o Inglês e reproduzidos em áudio através dos alto-falantes.

Azodi diz que a luva ainda é um protótipo.

” Tenha em mente que de modo algum capturamos a linguagem inteira e não estamos nem perto disso. [ASL] é mais do que apenas palavras e frases, e nós sabemos disso. Ele tem estruturas gramaticais complexas. O que, eventualmente, desejamos conseguir é que o SignAloud possa categorizar a maior parte da língua”

A luva pode ser usada para traduzir a linguagem de sinais para outros idiomas também. Os desenvolvedores também acreditam que a luva pode ser útil para ajudar as pessoas que estão aprendendo a linguagem de sinais, pois elas podem obter um feedback instantâneo sobre o que estão gesticulando.

Confira o vídeo abaixo com uma demonstração do dispositivo em funcionamento:

https://youtu.be/l01sdzJHCCM

Os estudantes acreditam que, além de ajudar na comunicação das pessoas que dependem da linguagem de sinal, o dispositivo pode até mesmo auxiliar na conquista de novos empregos.

A dupla planeja melhorar a luva com a capacidade de aprender a complexa sintaxe da ASL e os inventores querem contratar um especialista para ajudá-los com esse aspecto do desenvolvimento.

Fonte: www.tudocelular.com

One thought on “Conversar com deficientes auditivos será fácil com luvas que transformam sinais em áudio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × dois =