SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Caminhada em Natal marca Dia Internacional da Síndrome de Down

down1

Uma caminhada realizada em Natal marcou o Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento aconteceu neste domingo (20), no Parque das Dunas, na Zona Leste da cidade. A data foi instituída pela Down Syndrome International sendo comemorada desde 2006. A caminhada pela inclusão, que chegou à terceira edição, teve por objetivo a luta pela inclusão social e pela visibilidade da causa.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em 21/03. “A escolha dessa data não foi aleatória. Isso faz alusão à trissomia do cromossomo 21, alteração genética que funda a síndrome. Durante a divisão embrionária, em vez de dois cromossomos no par 21, as pessoas com a síndrome possuem três”, explica Glauciane Santana, presidente da Associação Síndrome de Down do Rio Grande do Norte.

“A ciência não tem explicação porque que isso acontece. O que se sabe é que esse excesso de material genético determina algumas características da síndrome como os olhos oblíquos, o comprometimento intelectual e uma diminuição no tônus muscular”, lembra Glauciane.

O evento foi um exemplo prático de inclusão. “Os palhaços, aula de dança e as bandas de música oportunizaram o lúdico durante toda a trajetória. Além disso, o ginástica laboral no aquecimento e a própria caminhada deram conta do exercício”, frisou a presidente da Associação.

“Cada ano buscamos melhorar o evento para que as famílias e as Pessoas com Deficiência vivenciem um momento especial. Vem gente de toda parte da cidade e cada família presente é um exemplo de vida”, diz Lorena Rocha organizadora do evento.

down2

Fonte: g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − 7 =