SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Deficientes têm dificuldades para obter Carteira Nacional de Habilitação em Manaus

Detran-aquisicao-adaptados-deficientes-fisicos

O aposentado Francimar Soares, 32, tem uma perda auditiva severa, mas a deficiência dele não o impede de tentar realizar um sonho e se tornar mais independente no dia a dia: tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e poder dirigir um veículo.

Mas ele, que mora no município de Iranduba (a 22 quilômetros de Manaus), teve o sonho retardado por mais alguns meses por falta de preparo dos examinadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AM), alegam os familiares dele.

A esposa de Francimar, Francilene Souza, 32, conta que o marido iniciou o processo de habilitação para as categorias A e B no ano passado e em janeiro deste ano realizou os testes práticos nas duas categorias, porém a inexistência de um examinador especializado na Língua Brasileira de Sinais (Libras), prejudicou a realização do exame.

‘Ele usa aparelho auditivo, mas como tem perda severa da audição é necessário que a gente indique, faça gestos para ele compreender o que estamos falando. Antes de fazer a prova, eu avisei o examinador, porém ele ignorou a deficiência do meu marido e o reprovou na prova de rua”, relatou Francilane, acrescentando que no teste de moto o marido não teve nenhum problema e conseguiu executar o percurso.

De acordo com Francilene, o problema aconteceu no percurso de carro, quando o examinador pediu para o aluno trocar de faixa, mas ele não entendeu o pedido feito verbalmente, e acabou reprovado. “Os examinadores têm que estar preparados para realizarem provas com pessoas com deficiência auditiva. Eu avisei sobre a deficiência dele, mas isso foi ignorado”, reclamou a mulher, que pretende procurar o órgão, para questionar o resultado.

Outros casos

E Francimar não é o único a enfrentar esse tipo constrangimento. Isso porque, em Manaus, apenas uma autoescola treina os instrutores com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), enquanto o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AM) ainda está em fase de treinamento dos examinadores, para dominarem o idioma.

Para a empresária Claudete do Nascimento, dona da autoescola Padrão, única na capital a atender surdos com aulas teóricas e práticas, com auxílio de intérprete em Libras, ainda falta muito para que pessoas com deficiências sejam bem atendidas. “Não adianta a autoescola ter intérpretes, se no próprio Detran ninguém fala a Libras. O órgão precisa se preparar para isso desde o teste psicotécnico, nas clínicas, até aos testes práticos”, explicou. “Isso chateia os alunos surdos, que enfrentam muitas dificuldades para conseguir obter a CNH”, completou.

Segundo a empresária, uma das principais queixas dos alunos é referente as provas de legislação, porque o exame é aplicado todo em português e o órgão possui apenas um intérprete para tirar dúvidas dos alunos, durante o exame. “Em outras cidades, os Detrans já estão fazendo provas com intérpretes de Libras para facilitar o entendimento dos alunos, mas ainda falta isso aqui”, criticou.

Formação em Libras é novidade

O diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, admitiu a deficiência e afirmou que o órgão está preparando os examinadores para dominarem a Libras. Este projeto iniciou no fim de 2015 e a meta é de até março todo o quadro de servidores esteja apto a falar a linguagem de sinais.

“A procura por CNHs para pessoas com deficiência ainda é baixa, mas sabemos que essas pessoas têm o direito de dirigir, desde que estejam aptas para isso. Estamos treinando o nosso pessoal porque isso também é inclusão social e uma possibilidade a mais para que pessoas entrem no mercado de trabalho”, ressaltou o diretor-presidente.

“O aluno que possui deficiência, seja ela física ou auditiva, é submetido a uma junta médica e psicológica que avalia a condição dele dirigir ou não”, concluiu.

Licitação

De acordo com o Detran, o órgão está em fase de aquisição de dois carros adaptados para deficientes físicos. “Vamos oferecer carros adaptados para o aluno fazer a aula e assim, vamos baratear o valor cobrado pela autoescola”, afirmou Leonel Feitoza.

Fonte: acritica.uol.com.br

2 thoughts on “Deficientes têm dificuldades para obter Carteira Nacional de Habilitação em Manaus

  1. AMANHÃ DIA 05 DE MARÇO É A PROVA DE DIREÇÃO DE MEU ESPOSO FRANCIMAR SOARES VAMOS VER SE REALMENTE VAI VIM UM EXAMINADOR QUALIFICADO PARA ATENDER PESSOAS COM DEFICIENCIA AUDITIVA GOSTARIA QUE ALGUM REPORTER VIESSE ATÉ IRANDUBA SÓ PARA VER COMO ESSAS PESSOAS SÃO MENOSPREZADAS PELOS EXAMINADORES DO DETRAN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis − 8 =