SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Pesquisa mostra que mulheres com deficiência são as que mais sofrem violência

brasil-violencia-mulher-20131227-01-size-598-1-300x250eMulheres com deficiência mental ou comportamental foram as que mais sofreram algum tipo de violência segundo os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde. Os índices também apontam que o cônjuge é o principal agressor dessas vítimas.

Audiência pública sobre as medidas em favor de mulheres vítimas de violência doméstica, especialmente aquelas portadoras de necessidades especiais, e o impacto social e financeiro causado por essa violência.

A comissão já formou um grupo de trabalho que discutir medidas referentes à violência contra mulheres com deficiência

A violência contra mulheres portadoras de necessidades especiais e o impacto social e financeiro dessa violência foi o assunto de audiência pública na Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher nesta terça-feira (8).

A assessora da Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Beatriz da Silva, afirmou que as pessoas com algum tipo de deficiência são invisíveis para a segurança pública. Segundo ela, mais de três quartos da população com deficiência já sofreu algum tipo de violência. As mais comuns são as violências moral e psicológica.

Beatriz da Silva disse que algumas medidas preventivas podem ser tomadas, como a adaptação dos sistemas de denúncias. O disque 190, por exemplo, não atende as pessoas com deficiência auditiva. Além disso, é necessário maior capacitação dos profissionais de segurança pública.

Já do ponto de vista econômico, a consultora do instituto de pesquisa Mckinsey Global Institute, Tracy Francis, acrescentou que o trabalho realizado por mulheres representa apenas 35% do PIB nacional e que se esse número fosse maior, o Brasil poderia crescer em torno de U$ 400 bilhões, o equivalente ao PIB da região nordeste. Tracy Francis disse que a mudança virá quando governo, setor privado, organizações da sociedade civil e outras representações se unirem para criar um projeto unificado.

“A mulher tem que ter acesso aos mesmos setores da economia que os homens”, enfatizou. A deputada Moema Gramacho (PT-BA), que presidiu a reunião, afirmou que a comissão já formou um grupo de trabalho que discutir medidas referentes ao assunto.

A audiência fez parte da programação da Campanha Mundial de 16 dias de Ativismo de Combate à Violência contra Mulher, que termina na quinta-feira (10) com o lançamento do livro “Mulheres no Poder”, da escritora Schuma Schumaher.

Fonte: www2.camara.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 2 =