SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Programas permitem que cegos naveguem na internet

programas-permitem-que-cegos-naveguem-na-internet-300x175Curso oferecido pela Adore capacita profissionais de Orleans, Braço do Norte e Pedras Grandes que trabalham com deficientes visuais

Professores que trabalham diretamente com alunos deficientes visuais iniciaram nesta quinta-feira um curso de informática de programa de voz. Oferecido pela Associação de Deficientes de Orleans e Região (Adore), o projeto contempla profissionais de Orleans, Braço do Norte e Pedras Grandes.

O objetivo, segundo o responsável pelas aulas e vice-presidente da entidade, Airton Galvão, é repassar informações sobre os softwares dosvox, jaws e nvda que permite m que o cego leia, escreva e navegue na internet. “Além de conhecimento próprio, através dessas aulas os professores são preparados para transmitir o aprendizado aos seus alunos dentro do ensino regular”, ressalta Galvão.

A professora Alcionir Farias trabalha em salas multifuncionais de Braço do Norte e atende 28 alunos. Em cinco anos trabalhando com crianças especiais, ela está sempre em busca de conhecimento. “Além deste curso, iniciei ainda nesse ano o curso de Braille, tudo isso para contribuir na vida dos meus alunos”, conta.

No primeiro momento as aulas serão ministradas apenas para os professores, mas futuramente pretende-se dar oportunidade para os próprios deficientes visuais. O período do curso ainda segundo Galvão é indeterminado, pois será de acordo com o rendimento de cada um. Esta é uma parceria da Adore e Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braille (Nappb) e, conta ainda com a participação do Rotary Club de Orleans que doou um computador à entidade para que as aulas pudessem ser realizadas.

Colaboração: Assessoria de Imprensa Adore

Fonte: engeplus.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × quatro =