SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Dia Nacional do Braille: primeira-dama do ceará destaca importância da linguagem escrita para os deficientes visuais

dia-nacional-brailleO Governo do Estado disponibiliza para população os serviços da Gráfica Braille, que agrega sistemas e tecnologias assistivas de informação, contribuindo para a promoção da acessibilidade educacional e cultural de pessoas com deficiência visual.

A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, vem dedicando a sua atuação à garantia dos direitos das pessoas com deficiência, além de outras áreas principais como a infância, idosos e artesanato. No Dia Nacional do Braille, comemorado a cada 8 de abril, a primeira-dama reforça apoio ao segmento e destaca a importância da linguagem para os deficientes visuais.

Segundo o Censo IBGE/2010, no Brasil, são 35,7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual. Já no Ceará, 1.497.949 pessoas declaram possuir deficiência visual (desde casos mais leves aos mais severos). “Gostaria de reforçar meu apoio à garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Já começamos a construir um Ceará que queremos, com acessibilidade no sentido mais amplo desse conceito, mas precisamos avançar ainda mais”, ressaltou a primeira-dama. Ela destacou ainda a importância do braille para os deficientes visuais. “O braille é a maneira que as pessoas com deficiência visual têm de aprender a leitura e a escrita. Embora estejamos na era da modernidade, com todos os avanços tecnológicos, as crianças videntes continuam sendo alfabetizadas na linguagem escrita, e o braille equivale ao escrito para as pessoas que não enxergam”, completou.

Já a coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência, Isabele Cavalcante, o Sistema Braille foi um dos grandes responsáveis pela inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade. “Uma vez que por falta de acesso à leitura e ao ensino regular essas pessoas por muito tempo ficaram confinadas em seus domicílios e/ ou em instituições com internos com diversas patologias”, pontuou.

Serviços
O Governo do Estado disponibiliza para população os serviços da Gráfica Braille, que agrega sistemas e tecnologias assistivas de informação, contribuindo para a promoção da acessibilidade educacional e cultural de pessoas com deficiência visual. A iniciativa corresponde aos determinantes do Artigo 9º da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência promovendo acessibilidade através da “leitura para todos”.

Dentre os serviços disponibilizados estão: transcrição e impressão de textos para braille, transcrição para áudio, com formato a sua escolha (wave, mp3 e outros), podendo a leitura ser feita por meio de aparelhos portáteis como: mp3 player, celular, tablet e etc. Os serviços da gráfica estão disponíveis na Praça Luiza Távora e no Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (Cepid), vinculados à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

Para solicitar os serviços da Gráfica Braille, basta enviar os arquivos em textos nos formatos doc, pdf e txt. É importante ressaltar que o serviço realizado é sem fins lucrativos, mas o papel é disponibilizado pelo solicitante e deve ser tipo do A4, 40 kg.

Outro órgão do Estado que possui serviços para o deficiente visual é no Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado do Ceará (Creaece), onde existe o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), unidade de serviços de apoio pedagógico e suplementação didática garantindo às pessoas cegas e de baixa visão o acesso aos recursos específicos e necessários aos conteúdos curriculares da escola comum, além de promover a capacitação de profissionais e demais recursos humanos da comunidade. Lá também é realizada a produção de livros digitais em áudio e transcrição de livros didáticos para atender alunos com deficiência visual matriculados nas escolas da rede pública de ensino. São atendidas 90 escolas de 36 municípios beneficiando 90 alunos com deficiência visual.

O Creaece promove cursos de formação continuada e de aperfeiçoamento pedagógico nas áreas da educação especial para professores das escolas da rede pública de ensino com alunos incluídos e demais profissionais envolvidos com a causa da inclusão educacional. Entre os cursos, está o de Formação Continuada em Deficiência Visual que inclui Braille e possui duração de 18 meses – é ofertado semestralmente.

Gráficas:
– Praça Luíza Távora
Endereço: Avenida Santos Dumont – Praça Luíza Távora/CEART
Contato: (85) 3101-1652
Emails: [email protected] e [email protected]
Funcionamento: 8h às 17h

– Cepid
Endereço:
Av Senador Robert Kennedy, 128, Planalto das Goiabeiras – Barra do Ceará
Contato: (85) 3101-2793
Email: [email protected]
Funcionamento: 8h às 17h

Creaece
Endereço: Rua Graciliano Ramos, 52, Bairro de Fátima
Contato: (85) 3101.2167
Funcionamento: 7h15 às 11h15 / 13h às 17h / 18h às 21h30

 

Fonte: Ceara.gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − 14 =