SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado na quinta-feira (2)

Autismo-53

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado na quinta-feira (2). A data tem como intuito de divulgar formas de inclusão de pessoas com autismo. Para discutir o tema Tarde Nacional entrou em rede com as rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia. O entrevistado desta terça-feira (31) o presidente Nacional do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), Fernando Cota.

Confira também: Autismo: como diagnosticar?

Ele conta que o autismo é uma diferença que está enquandrada no rol das pessoas com deficiência. A pessoa com autismo tem dificuldade de comunicação, de se entrosar, de brincar, e não mantém o contato visual com os demais. Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente o processo de entrada na linguagem.

Fernando Cota orienta que os pais devem observar a criança com uma conduta distante, uma criança retraída, que não aceita colo, de comportamento diferente, para saber como agir. Algumas conseguem trabalhar, enquanto outras tem um autismo mais severo. O entrevistado lembra que as estatísticas indicam que 50% das pessoas com autismo têm fixação por determinados assuntos.

O Movimento Orgulho Autista Brasil conseguiu enviar um projeto de lei ao Senado Federal com direitos para o desenvolvimento de crianças com autismo, inclusive na área da Educação. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado com a cor azul, e diversos prédios públicos em todo país vão aderir à campanha, inclusive o Congresso Nacional

A Rede Nacional das Rádios do Rio de Janeiro, da Amazônia e de Brasília abordou o assunto que pode ser conferido nesta entrevista, com apresentação das jornalistas Gláucia Araújo, Juliana Maya e Fátima Santos.

Fonte: EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 5 =