SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

1ª aluna com síndrome de Down da Ufac, paratleta diz: “Nadar é liberdade”

raysa_1Raysa Braga, 22 anos, já disputou competições estaduais e nacionais de natação e é aprovada para o curso de licenciatura de Educação Física de universidade no Acre

A frase define o que o esporte significa na vida da acreana Raysa Braga, 22 anos. Nadadora paralímpica estudantil, ela é a primeira estudante com síndrome de Down a ingressar na Universidade Federal do Acre (Ufac). Ela cursa a partir desta semana Educação Física (licenciatura).

Raysa Braga começou a nadar aos 7 anos. Com participações em torneios locais e nacionais, ela já acumula 36 medalhas. Durante três anos, representou o Acre nas Paralimpíadas Escolares. Em 2013, disputou o Circuito Caixa, em Uberlândia (MG).

– Desde pequena eu já nadava. Nadar é um pouco da minha liberdade. Meu sonho é ser formada em Educação Física. Vou ajudar as pessoas carentes. Conseguirei minha vitória. E deixar meu pai muito orgulhoso, porque ele é meu rei. Por tudo o que ele fez por mim, minha mãe e irmãos – destacou Raysa, que cursou todo o ensino fundamental na rede pública de ensino, na escola Alcimar Nunes Leitão.

O principal incentivador no esporte e na vida é o pai, o funcionário público Francisco Moura, 49. A carreira de triunfos na natação e na sala de aula deixa seu Francisco cheio de orgulho.

– É uma emoção, a gente sente aquele impacto (de vê-la entrar na faculdade). Lá atrás, quando nasceu, jamais imaginamos ver ela na faculdade. É um orgulho, não tenho palavras para descrever – disse o pai.

sindrome-de-down-faculdade

Raysa terá que se dividir entre a universidade a as piscinas. Porém, ainda não há previsão para a nadadora paralímpica e futura professora de Educação Física disputar novas competições.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 + vinte =