SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Banda finlandesa tem músicos com deficiência intelectual e é favorita para concurso

deficiencia-intelectual

Uma banda finlandesa formada por músicos com deficiências intelectuais deverá ser uma das principais atrações do concurso da Eurovision, um evento anual que reúne artistas de países europeus disputando a preferência do público.
O quarteto punk PKN venceu no domingo a eliminatória nacional, com a música Aina Mun Pitaa (Sempre Estarei Aqui, em tradução livre), com vocais raivosos e duração de apenas um minuto e 25 segundos.

Nas casas de apostas, o PKN já surge como um dos favoritos para a final do Eurovision, em maio. Talvez pela expectativa que a natureza especial de seus integrantes possa causar junto ao público votante.

Méritos musicais

De acordo com o site Betfred, os punk finlandeses estão atrás apenas da Itália e da Estônia nas chances de vitória no evento, que será realizado em Viena.
No entanto, os finlandeses querem o reconhecimento por méritos musicais.

“Não queremos que o público vote porque tem pena de nós. Não somos tão diferentes do resto das pessoas. Somos caras normais com dificuldades mentais”, disse ao jornal britânico The Guardian o baixista do PKN, Sami Helle.
O PKN será a primeira banda punk a participar do Eurovision nos 50 anos de história do concurso.
A ideia surgiu em 2012, quando os músicos se reuniram durante um workshop e acabaram virando tema de um documentário.

Aina Mun Pitaa é uma espécie de manifesto rebelde contra a vida cotidiana. A letra reclama de aspectos como uma alimentação saudável e de hábitos como fazer faxina.
Mudança de atitudes

“Estamos nos rebelando contra a sociedade em diversas maneiras, mas não somos políticos”, completa Helle.
Em entrevista à rede de TV finlandesa YLE, o vocalista Kari Aalto disse que o objetivo da banda é inspirar outros deficientes.
“Toda a pessoa com alguma deficiência pode ser mais corajosa”.

Já Helle conta que o apelo da banda não se resume a fãs com deficiências.
“Estamos mudando atitudes e agora um monte de gente está vindo aos nossos shows”.
O desafio para o PKN não é apenas o complexo sistema de votação do Eurovision e o fato de que o público normalmente vota em canções mais pop. A Finlândia conquistou o título apenas uma vez, há nove anos. Mas foi com um grupo também pouco convencional: os “metaleiros” do Lordi.

Fonte: BBC Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × cinco =