SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

CURIOSIDADE – Brasil possui cerca de 270 mil pessoas com Síndrome de Down

sindrome-de-downAinda não existe no país uma estatística específica sobre o número de brasileiros com a Síndrome de Down. Há uma estimativa na relação de 1 para cada 700 nascimento.
Por esta conta, cerca de 270 mil pessoas no Brasil teriam a síndrome. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma doença e sim uma alteração na condição genética de alguns seres humanos.

No geral são 46 cromossomos, sendo 23 herdados pelo pai e os outros 23 da mãe. O indivíduo diagnosticado com Síndrome de Down tem um cromossomo a mais no par 21, por isto também é conhecida como trissomia 21.

Esta alteração afeta o desenvolvimento, determinando algumas características físicas e cognitivas. No entanto, estas pessoas podem igualmente conversar, estudar, trabalhar, e merecem respeito como todo ser humano.

Recordes relacionados

O RankBrasil apresenta brasileiros com a síndrome que merecem destaque. Fernanda dos Santos Honorato possui o recorde de Primeira repórter com Síndrome de Down do país. Com mais de 70 anos, Adão Rodrigues da Silva é o Mais idoso com a alteração genética, e com 77 anos, a marca de Mais idosa foi obtida por Olga Gums.

Fontes: Fundação Síndrome de Down, Globo.com e Movimento Down, Rank Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 3 =