SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Idosos e deficientes reclamam da falta de lugar reservado nos novos ônibus

downloadIdosos e deficientes que usam o transporte público em salvador se queixam dos novos ônibus que começaram a circular este ano. Isto porque os veículos só têm três cadeiras especiais antes da catraca, e os cobradores não estão deixando os idosos passarem sem pagar.

Nos ônibus mais velhos, são 11 lugares no total para idosos, gestantes, cadeirantes e deficientes. Nos coletivos novos, dois lugares na frente estão reservados para idosos, e um para deficiente, mas também pode ser ocupado por pessoas mais velhas. Passando a catraca, são mais três espaços para quem usa cadeira de rodas e para quem é cego e tem cão guia, além de um banco que cabe uma gestante e um deficiente.

“Os idosos querem viajar, e as outras pessoas querem passar, então não tenho espaço suficiente”, explica o motorista de ônibus Luís Coutinho. “Os idosos ainda não podem passar pela catraca, porque ainda não tem o cartão para liberar eles, aí por enquanto vai ter que vir aqui pela frente”, acrescenta.

A prefeitura informou que um novo decreto para que essas pessoas passem pela catraca sem pagar a tarifa, hoje no valor de R$ 3, será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (4).

“Vai sair um decreto no Diário Oficial de amanhã, visto que não tivemos Diário nos últimos cinco dias, no qual autoriza o cobrador a dar acesso ao idoso na parte após a catraca. Então o idoso vai escolher se senta nos três primeiros assentos, na frente da catraca, ou se senta nos outros assentos após a catraca”, afirma Fábio Mota, secretário de Mobilidade Urbana. “Basta ter 65 anos e mostrar a carteira de identidade, que a gratuidade está garantida”, conclui.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 + 5 =