SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa nesta quarta-feira (17) com exposição

semana-da-ciencia-e-tecnologia A partir desta quarta-feira (17) até sexta-feira (19), acontece a Exposição Ceará Faz Ciência, com diversas atividades que demonstrarão, na prática, de que modo Ciência e Tecnologia podem ser aplicadas como ferramenta de inovação e desenvolvimento social. O evento marcará a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Ceará. A exposição é gratuita e será realizada no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza (Avenida Beira-Mar, 2500 – Meireles), das 09 horas às 17 horas. É uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que coordena a SNCT no Ceará.

O evento contará com uma programação variada. No campo das tecnologias assistivas, a Universidade do Trabalho Digital (UTD) demonstrará a utilização de um leitor de telas de computador que facilita a aprendizagem para pessoas com deficiência visual. “Numa realidade em que uma impressora de braille custa R$ 20 mil, a forma mais viável de produzir e consumir informação é com o uso do computador”, explica o professor João Bosco Farias, que utiliza a plataforma para ministrar o curso de Iniciação Digital voltado às pessoas com deficiência visual na UTD.

Outra solução para a inclusão a ser mostrada na exposição é uma bengala capaz de captar informações acopladas a um piso tátil e enviá-las em áudio para um smartphone. A tecnologia intitulada “Caminho Digital” pode ser usada em aeroportos, shoppings e em outros lugares de difícil movimentação para quem é cego. O projeto será apresentado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Exposição Ceará Faz Ciência contará ainda com a participação dos Centros Vocacionais Tecnológicos do Instituto Centec, que levarão diversos materiais promocionais sobre as ações, além de projetos como o Metrô Solar Sustentável, Objetos Virtuais de Aprendizagem, Dramaturgia no Ensino Fundamental, Manta de Isolamento Térmico com Caixas TetraPak e ainda práticas do laboratório de matemática.

As tecnologias voltadas à aprendizagem poderão ser vistas também nos projetos de robótica educacional para jovens do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC), que estimulam o interesse por áreas técnicas e engenharia e podem ser realizadas com baixo custo em escolas públicas.

O projeto Corredores Digitais promoverá uma rodada de picthes – apresentações rápidas em que os jovens atendidos pelo projeto terão que conquistar o interesse dos presentes pelo seu negócio inovador. Os selecionados terão suas empresas incubadas por conta dos Corredores Digitais por 12 meses.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Exposição Ceará Faz Ciência contará com a participação de outras instituições, como Gabgov, STDS, Funceme, Nutec, Funcap, Dragão do Mar e Unifor. O evento será realizado em conjunto com a Feira Estadual de Ciência e Cultura da Seduc. A abertura será dia no 17 de dezembro, quarta-feira, às 18h30.

O Ceará tem obtido destaque nacional em todas as edições da SNCT. Em 2013, cerca de 5 mil visitantes estiveram presentes na feira, que ocorreu na Arena Castelão. Todos os municípios são estimulados a realizar atividades durante a Semana. Em Fortaleza, as atividades deste ano estarão concentradas no Hotel Oásis.

Serviço:
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Exposição Ceará Faz Ciência
Programação gratuita
Data: 17 a 19 de dezembro (quarta a sexta-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Hotel Oásis Atlântico (Avenida Beira-Mar, 2500 – Meireles | Fortaleza-CE)
Informações: 85 3101-6466

fonte: ceara.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 − 6 =